O que levar no dia do atendimento?
No dia do atendimento, você deverá apresentar 1 documento de identificação e 1 comprovante de residência ou de vínculo com o município:
1. Documento de identificação
- carteira de identidade (RG) ou
- certidão de nascimento ou
- certidão de casamento ou
- passaporte (novo modelo) ou
- outro documento de identificação com validade legal
Atenção: a pessoa do gênero masculino que solicitar seu primeiro título no ano em que completar 19 anos deverá apresentar também a quitação militar.
2. Comprovante de residência ou de vínculo com o município
Para votar no município desejado, você deverá comprovar que reside ou que possui ligação com o município. Os seguintes vínculos permitem votar no município:
- residencial: basta apresentar qualquer comprovante de residência no município (fatura de energia elétrica, água, gás ou telefone, por exemplo) ou
- familiar: poderá apresentar, por exemplo, comprovante de endereço de qualquer familiar que resida no município ou
- profissional: neste caso, a pessoa trabalha, de maneira presencial ou remota, para outra pessoa física ou jurídica localizada no município; ou sua atividade tem abrangência sobre o município desejado (por exemplo, município pertence à sua área de vendas). Poderá apresentar contrato de trabalho, contracheque ou qualquer outro documento que comprove sua atuação no local ou
- comunitário: aqui, a pessoa possui vínculos com a comunidade, como ser sócia ou frequentadora de clube localizado no município; ou ter sido convocada ou convidada a jogar campeonato de futebol, vôlei ou outra modalidade esportiva em nome do clube ou do município. Poderá apresentar, por exemplo, carteirinha do clube ou declaração que ateste sua convocação ou participação em campeonato local
- afetivo: poderá apresentar qualquer comprovante que demonstre seu apreço ou ligação emocional com o município, como, por exemplo, ter estudado em colégio ou faculdade situados no município
Dúvidas? ligue para 0800-647-3888, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.