Seção Resenhas da Resenha: regras de submissão
1 - Apresentação dos papers ou comentários
As resenhas ( papers ou comentários) para edição da revista Resenha Eleitoral deverão ser encaminhados por meio de formulário eletrônico .
A revista reserva-se o direito de aceitar ou vetar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, como também o direito de propor eventuais alterações para adequação do trabalho apresentado às regras exigidas.
2 - Qualificação acadêmica e profissional do autor
Os trabalhos deverão ser acompanhados dos seguintes dados referentes ao autor:
- Nome completo, CPF, endereço residencial/profissional, telefone e e-mail.
- Qualificação acadêmica com a indicação das instituições às quais encontra-se vinculado o autor como docente ou discente, se for o caso, bem como as instituições onde obteve seus títulos acadêmicos, como especialização, mestrado, doutorado etc.
- Qualificação profissional.
Com a publicação do artigo na Revista Resenha Eleitoral, o autor cede e transfere ao TRESC, os direitos autorais referentes ao trabalho apresentado.
3 - Formatação
Os trabalhos deverão ser enviados em formato eletrônico, em documento salvo com uma das seguintes extensões: .doc (Word ou similar), .rtf (Rich Text Format).
A fonte deverá ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5. Os parágrafos devem ser justificados. O tamanho do papel deve ser A4 e as margens utilizadas serão esquerda e superior de 3cm, e direita e inferior de 2cm.
As resenhas ou comentários deverão, quanto à sua dimensão, contar, no mínimo, 6 (seis) e no máximo 8 (oito) páginas. Poderão ser aceitos trabalhos com número excedente, a critério da Comissão editorial.
Não é necessário numerar as páginas.
4 - Citação, referências bibliográficas e notas
Referências devem seguir o sistema de chamada autor-data (ABNT NBR-10520). As citações devem vir no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação. As referências bibliográficas completas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto (ABNT NBR-6023).
Notas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto, numeradas sequencialmente, antes das referências bibliográficas.
5 - Estrutura
Os originais das resenhas ou comentários poderão ter, no máximo, dois autores. Devem ser apresentados de forma completa, contendo:
- Título (na língua do texto).
- Resumo, de até 100 palavras (na língua do texto).
- Palavras-chave, no máximo 4 (na língua do texto).
- Introdução.
- Texto da resenha ou comentário (revisão da bibliografia)
- Objetivo
- Método
- Resultados
- Conclusão ou considerações finais
- Referências bibliográficas consultadas
O resumo do paper ou comentário deve fornecer aos leitores uma ideia clara e bastante precisa de todos os pontos relevantes do trabalho realizado, e deverá conter o objetivo, o método, os resultados e as considerações finais.
O objetivo é uma breve descrição do que é e para que o estudo foi realizado, isto é, o que ele propõe.
O método é a descrição de como o estudo foi realizado, sobretudo de suas características mais importantes (p. ex., estudo quantitativo, qualitativo ou multimétodos; descrição dos participantes do estudo, dos instrumentos, procedimentos de coleta e análise dos dados).
Os resultados consistem na descrição dos principais achados do estudo, especificamente daqueles que respondem ao objetivo do referido estudo, além da descrição das principais contribuições trazidas e indicativos para estudos futuros.
Quando se tratar de um paper de revisão de literatura, este deve definir e estabelecer um problema específico, sumarizar os estudos prévios e informar aos leitores o estado em que se encontra uma determinada área de investigação. Além disso, o paper de revisão deve buscar identificar relações, contradições, lacunas e inconsistências na literatura e indicar sugestões para a resolução dos problemas identificados.
6 - Ilustrações
Figuras, desenhos ou gráficos devem ser confeccionados eletronicamente, enviados em arquivos separados, com indicação do programa utilizado para a sua elaboração.
7 - Avaliação dos artigos
Todos os papers ou comentários a jurisprudência passam por uma avaliação prévia realizada pelo Corpo Editorial (exame de submissão), que verifica a compatibilidade de conteúdo com a Linha Editorial adotada, além de aspectos metodológicos e estéticos elementares.
Após a análise, o parecer é encaminhado para o autor(es) para tomada de ciência e incorporação das modificações sugeridas, sem que haja identificação do(s) parecerista(s).
O texto modificado será enviado para a EJESC e passará por nova avaliação (serão levados em conta o grau de mudanças que o(s) parecerista(s) tenha(m) exigido).
No caso do(s) autor(es) divergir(em) da análise qualitativa, poderá justificar seu posicionamento perante a EJESC que decidirá entre nova avaliação. Caso a EJESC mantenha o posicionamento e o(s) autor(es) mantiver(em) sua discórdia, a revista se reserva o direito de não fazer a publicação. O andamento das alterações será informado por e-mail ao(s) autor(es).
8 - Outras informações
Os originais recebidos e não publicados não serão devolvidos.
Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outra remuneração pela publicação dos trabalhos. O autor receberá gratuitamente dois exemplares da revista com a publicação do seu texto quando for impressa. Alternativamente será informado a publicação da resenha ou comentário na versão digital no site da revista.
São de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) as opiniões emitidas nos artigos.