Presidentes do TSE e dos TREs debateram em abril temas relevantes da Justiça Eleitoral
Reuniões da ministra Cármen Lúcia com os dirigentes dos regionais trataram da ampliação da acessibilidade do eleitorado e de biometria, entre outros temas

Durante o mês de abril, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, realizou uma série de encontros com os presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) para debater questões administrativas e temas relevantes da Justiça Eleitoral, já com foco na organização das Eleições Gerais de 2026.
Entre os assuntos discutidos pela ministra e pelos dirigentes dos TREs, destaca-se a mobilização de eleitoras e eleitores para o pleito do próximo ano, com atenção especial para temas como ampliação da acessibilidade no processo eleitoral, incentivo ao voto facultativo – que inclui pessoas acima de 70 anos – e esforços conjuntos para alcançar 100% do eleitorado com biometria, entre outros assuntos.
As reuniões ocorreram no Gabinete da Presidência do TSE, em Brasília, nos dias 2, 9 e 23 de abril, e foram divididas por regiões. Na primeira, a ministra Cármen Lúcia se reuniu com os presidentes dos TREs das regiões Norte e Centro-Oeste. Na segunda, com os dirigentes dos regionais do Nordeste. O terceiro e último encontro ocorreu na manhã desta quarta (23), quando a ministra recebeu os dirigentes dos TREs das regiões Sul e Sudeste e do Distrito Federal. A Justiça Eleitoral de Santa Catarina participou do Encontro, representada pelo seu presidente, desembargador Carlos Alberto Civinski.
Nos três encontros, a ministra Cármen Lúcia ouviu sugestões dos presidentes dos TREs e apresentou temas dos quais a Justiça Eleitoral precisa cuidar para preparar uma eleição de excelência em 2026 para as eleitoras e os eleitores brasileiros.
Fonte: TSE, com informações adicionais do TRE-SC