Audiência pública para proposição de Metas da Justiça Eleitoral ocorrerá no dia 28

TREs estarão reunidos em Florianópolis para decidir as Metas Nacionais de 2026

Audiência pública para proposição de  Metas da Justiça Eleitoral ocorrerá no dia 28
TREs estarã...

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) sediará no próximo dia 28 de abril, segunda-feira, a Audiência Pública - Definição das Metas 2026 da Justiça Eleitoral. O evento ocorre na sede do TRE-SC (Esteves Júnior, 68), das 14h às 17h, com a possibilidade de participação presencial e remota .

Na ocasião, 13 Tribunais Regionais Eleitorais debaterão as Metas aplicáveis à Justiça Eleitoral em 2026, representando o compromisso dos tribunais no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, para que sejam alinhados às necessidades de melhorias dos serviços prestados à sociedade. Além do TRE-SC e do TRE-SP, que coordena o evento, outros Tribunais irão participar da construção das metas: Acre, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O processo de construção das Metas Nacionais está previsto pela Resolução CNJ n. 221/2016, com consulta a todas as partes interessadas: magistrados, servidores, integrantes da advocacia, Ministério Público, Defensoria Pública, partidos políticos e sociedade em geral. Atualmente, são quatro as Metas Nacionais aplicáveis à Justiça Eleitoral: julgar mais processos que os distribuídos; julgar processos mais antigos; priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais; e estimular a inovação no Poder Judiciário, abrindo espaço para que os participantes exponham suas opiniões e sugestões a esse respeito.

Durante a audiência, além da proposta das Metas aplicáveis à Justiça Eleitoral em 2026, será apresentado o seu histórico, com explanação sobre o processo de elaboração, sua importância e como elas impactam o trabalho do Poder Judiciário. Ainda, os participantes da audiência irão conhecer os resultados do que foi realizado em 2023 e 2024, com a apresentação das soluções alcançadas nos últimos anos, destacando os avanços e os desafios a serem superados. Por fim, haverá a manifestação de cada um dos Tribunais Eleitorais participantes da audiência, bem como do público presente.

Por Janine Koneski de Abreu

Assessoria de Comunicação Social




Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido