TRE-SC realiza o descarte ecológico de 5.038 urnas eletrônicas
O processo terminou na última quinta-feira (12)
A seção de Administração de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) finalizou na quinta-feira (12), o processo de descarte de 5.038 urnas eletrônicas,do modelo 2009. O transporte foi realizado por meio de carretas e caminhões, que levaram as urnas para a cidade de Guarulhos, onde está localizada a empresa contratada pela Justiça Eleitoral, responsável pelo descarte.
Conforme instruções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a vida útil das urnas eletrônicas é de dez anos e, após o período de uso, deve haver um processo ecologicamente responsável para o descarte do lixo eletrônico como bobinas, baterias e peças de urna.
O processo inicia com o desmonte das urnas e com a retirada de seus suprimentos. Em seguida, os materiais retirados são separados por categorias e, depois, são moídos e fragmentados em partes menores que são levadas para a reciclagem. Já as partes que não são utilizadas são direcionadas para aterros sanitários credenciados e seguem uma série de procedimentos de segurança de acordo com normas e resoluções que normatizam a gestão de resíduos e produtos perigosos.
Por Isadora Alves e Manoela Pinheiro
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC