TRE-SC lança programa “Acadêmico Cidadão” para facilitar acesso de universitários a trabalhos eleitorais
Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) foi a primeira entidade a aderir
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou nesta semana o programa “Acadêmico Cidadão”, que irá facilitar a ponte entre instituições de ensino superior e a Justiça Eleitoral para que estudantes universitários possam ser voluntários na prestação de serviços eleitorais.
O programa prevê 15 atividades diferentes de voluntariado, como a atuação nas receptoras de voto (mesários), auxiliar de serviços eleitorais, coordenador de acessibilidade, participante do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, entre outras.
A iniciativa tem como objetivo aprimorar a consciência cidadã dos estudantes, integrá-los ao funcionamento do Poder Judiciário e complementar a aprendizagem, uma vez que os trabalhos podem servir como atividades extracurriculares para a formação acadêmica.
A Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC) ficará responsável pela coordenação e execução do programa, que contará ainda com uma página no site do TRE-SC para divulgação das atividades e vagas, formas de acessos e demais informações úteis.
Ampesc foi primeira instituição a aderir ao programa
Nesta quinta-feira (27), a Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) foi a primeira instituição a integrar oficialmente o programa.
Na oportunidade, a presidente do Tribunal, desa. Maria do Rocio Luz Santa Ritta, recebeu representantes executivos da associação em seu gabinete para a assinatura de um termo de adesão ao projeto.
“Celebramos este acordo com a certeza de que as parcerias a serem construídas promoverão grandes oportunidades de crescimento e aprendizado, não apenas para os estudantes mas também para a Justiça Eleitoral, instituições e sociedade”, ressaltou a desembargadora.
Estiveram presentes na reunião o juiz auxiliar da Presidência, Jefferson Zanini, o diretor-geral do Tribunal, Gonsalo Agostini Ribeiro, e a servidora do gabinete da Presidência, Simone Malta Ladeira. A Ampesc esteve representada pelo conselheiro Rafael Thomazi Bratti e pelo consultor jurídico Edenilson Petter.
Nas próximas semanas também está prevista a visita da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) para assinatura do termo adesão ao programa Acadêmico Cidadão.
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC