Eleições Municipais 2024: confira o cronograma de cerimônias públicas em Santa Catarina
Eventos começam a partir da próxima sexta-feira (20) e ocorrem em todo o estado
A partir da próxima sexta-feira (20), a Justiça Eleitoral de Santa Catarina dará início às cerimônias públicas para realização das Eleições Municipais de 2024. Os eventos ocorrem no âmbito de cada uma das 100 Zonas Eleitorais do estado nos endereços indicados em cada edital, com exceção do Teste de Integridade — auditoria centralizada que será feita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.
São convocados a participar os representantes de partidos políticos, federações e coligações, além do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil. Entretanto, os eventos são abertos a todos os interessados em acompanhar as atividades.
Confira algumas das cerimônias a serem realizadas:
Geração de mídias
As urnas eletrônicas não possuem qualquer tipo de conexão de rede. Para armazenamento dos dados, são utilizadas as mídias de urna, uma espécie de cartão de memória. Na cerimônia de geração de mídias, esses dispositivos são preparados para serem posteriormente inseridos nas urnas.
Na mídia de carga são gravadas as informações necessárias para a votação, como partidos políticos, federações, candidatos e eleitorado apto naquela seção. A mídia de votação é preparada para armazenar os votos daquela seção eleitoral. Por fim, a memória de resultado é a mídia onde será gravado o resultado da seção quando a votação encerrar para que seja encaminhado para a totalização.
Preparação de urnas
Na cerimônia pública de preparação das urnas, as mídias que foram geradas para cada uma das seções eleitorais são introduzidas nas urnas eletrônicas para que ocorra a transferência dos dados e sistemas.
Após a instalação dos programas, bibliotecas e informações eleitorais, são realizados testes para aferir o correto funcionamento das urnas. Por fim, os compartimentos são fechados com lacres produzidos pela Casa da Moeda para impedir qualquer tipo de violação até o momento do seu uso.
Teste de Integridade
Já o Teste de Integridade é uma auditoria pública realizada no próprio dia das eleições. Neste ano, o TRE-SC firmou novamente uma parceria para que a auditoria aconteça na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Trata-se de uma votação paralela à eleição, que é realizada em urnas eletrônicas que estavam prontas para uso. As máquinas testadas são escolhidas em um sorteio feito na véspera do pleito, também em cerimônia pública, e retornam dos seus municípios até o local da auditoria na Capital. Novas urnas são configuradas para uso na votação oficial.
No momento da auditoria, votos em cédulas de papel previamente preenchidos são digitados nas urnas e, em seguida, depositados em urnas de lona. Ao final, são comparados os resultados da contagem das cédulas com aquele apresentado pelo sistema eletrônico.
Por Vinicius Claudio
Fotos: Erick Almeida
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC