0800 647 3888  agora é Disque Eleitor e chatbot

Denominada Catarina, a ferramenta auxilia eleitores por meio do Whatsapp

0800 647 3888  agora é Disque Eleitor e chatbot

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lança mais um canal de atendimento aos eleitores: o chatbot Catarina, que possibilita o acesso dos eleitores, via whatsapp, a serviços disponibilizados pela Justiça Eleitoral. 

Na sessão do Pleno desta segunda-feira (30), o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, fez a apresentação da ferramenta, dizendo que “mais uma vez, com um trabalho coletivo, conseguimos encontrar uma solução para uma demanda antiga. Para se ter uma ideia, nosso atendimento é feito, até hoje, por telefonistas, e somente nas últimas eleições recebemos, em média, 14 mil ligações”, afirmou. 

Gonsalo agradeceu a presidente do TRE-SC, desa. Maria do Rocio luz Santa Ritta, que, segundo ele, capitaneou e aprovou a iniciativa, e enalteceu, ainda, o trabalho da Ouvidoria do TRE-SC, Secretaria de Tecnologia da Informação, Coordenadoria de Soluções Corporativas e Núcleo de Inteligência Artificial. 

Disque Eleitor e chatbot 

São 4 serviços que o eleitor poderá acessar com o autoatendimento por meio do chatbot, no celular ou na web: local de votação, situação eleitoral, número do título e justificativa. Gonsalo afirmou, também, que o índice de pessoas que buscam essas informações, em específico, representa mais de 80% dos chamados à Justiça Eleitoral e, por isso, foram escolhidos para o chatbot.  

Os eleitores que desejarem usufruir desta ferramenta devem registrar o número 0800 647 3888 em sua lista de contatos e, assim, poderão fazer a interação com a Catarina via whatsapp. O número também segue disponível como Disque-Eleitor, que recebe ligações de qualquer DDD 48 de forma gratuita. O atendimento às ligações acontece das 10 às 19h durante a semana; no sábado, das 13 às 18h; no domingo, das 7 às 18h. 

por Manoela Pinheiro
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC 



Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido