TRE-SC realiza pesquisa com mesários das Eleições Municipais de 2024
Levantamento busca identificar desafios e aprimorar a experiência durante o processo eleitoral em Santa Catarina
Para que as eleições ocorram em um país tão grande quanto o Brasil, cujo número de eleitores ultrapassa os 155 milhões, a Justiça Eleitoral precisa contar com o apoio de pessoas que desempenham um papel fundamental: os mesários, sejam eles convocados ou voluntários. Em Santa Catarina, 68.394 mesários e outros auxiliares participaram das Eleições Municipais de 2024, número que representa um aumento de 5,71% em comparação às eleições de 2020.
Os mesários são parte importante para a realização das eleições, pois eles são responsáveis por conduzir os trabalhos eleitorais nas seções de votação. As pessoas designadas e nomeadas para as funções de presidente de mesa, 1° mesário, 2° mesário e secretário têm a responsabilidade de cuidar para que os eleitores sejam devidamente identificados e de organizar a seção de modo a garantir as condições de movimentação, a liberdade de escolha de quem vai votar e, principalmente, o sigilo do voto.
Além de contribuir com a Justiça Eleitoral, o trabalho do mesário possui outros benefícios, tais como:
- hora complementar em curso universitário;
- 2 dias de folga para cada dia de convocação;
- isenção na taxa de inscrição em concurso público e preferência no critério de desempate, quando previsto no edital;
- auxílio-alimentação para cada dia de trabalho.
Pesquisa de satisfação do mesário
A Justiça Eleitoral catarinense agradece, mais uma vez, o trabalho dos mesários nas Eleições Municipais de 2024 e, para que em eleições futuras o trabalho seja aperfeiçoado, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) disponibiliza a Pesquisa de Satisfação dos Mesários. Se você foi mesário nas eleições deste ano, gostaríamos de ouvi-lo. Participe!
Por Isadora Alves e Manoela Pinheiro
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC