Em reunião no TRE-SC, Acafe adere ao programa "Acadêmico Cidadão"

Parceria vai facilitar voluntariado em serviços eleitorais para estudantes universitários

TRE-SC - Assinatura Acafe

Nesta segunda-feira (14), representantes da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE) estiveram no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em Florianópolis, para assinatura de um termo de adesão ao programa “Acadêmico Cidadão”, lançado no mês de setembro.

A iniciativa serve como uma ponte entre instituições de ensino superior e a Justiça Eleitoral catarinense para facilitar o acesso de estudantes universitários à prestação de serviços eleitorais de maneira voluntária.

O objetivo do projeto é integrar os alunos ao Poder Judiciário e seu funcionamento, aperfeiçoar a consciência cidadã e complementar a aprendizagem por meio da validação dos serviços como atividade extracurricular para a formação acadêmica. 

Para além da atuação como mesário, outras funções estão previstas na lista de serviços voluntários, como auxiliar de trabalhos eleitorais, coordenador de acessibilidade, participante do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, entre outras.

A presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, recebeu em seu gabinete a presidente da Acafe, professora Luciane Bisognin Ceretta, que destacou a oportunidade que o programa representa para despertar em estudantes com acesso gratuito ao ensino superior uma consciência de retorno e contribuição à sociedade.

Também estiveram presentes no ato de assinatura o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Jefferson Zanini, o secretário de administração e orçamento, Geraldo Luiz Savi Júnior, e o secretário executivo da Acafe, professor Paulo Ivo Koehntopp.

Ainda em setembro, a Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc) também aderiu ao programa.

TRE-SC - Assinatura Acafe

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido