Disque-Eleitor registra mais de 23 mil atendimentos no domingo de eleições

Mais de 29 mil chamadas foram registradas desde a ampliação do serviço

Disque-Eleitor amplia atendimento a partir de quinta-feira (26)

O Disque-Eleitor (0800 647 3888) do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) recebeu 23.024 ligações telefônicas durante o domingo de votação das Eleições Municipais 2024. Desde o dia 26 de setembro, quando houve a ampliação do serviço, foram 29.392 ligações registradas.

Disque-Eleitor e chatbot 

Nas eleições deste ano, o TRE-SC disponibilizou o chatbot Catarina para atuar em conjunto com o Disque-Eleitor. A ferramenta possibilitou que os eleitores consultassem os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral por meio de conversa no WhatsApp. O chatbot registrou mais de 54 mil atendimentos, sendo 46 mil no dia da votação.

Entre as dúvidas mais solicitadas pelos eleitores, considerando os dois canais, estão:

  1. Local de votação: 53.028 atendimentos (62,93%)
  2. Número do título: 11.008 atendimentos (13,06%)
  3. Situação eleitoral: 2.871 atendimentos (3,41%)

Comparativo

Em relação às últimas eleições municipais, realizadas em 2020, o Disque-Eleitor registrou um volume 63% maior de ligações recebidas no dia da votação.

Neste ano, o suporte contou ainda com uma etapa de autoatendimento, na qual em 90,62% dos casos o eleitor esclareceu sua dúvida sem precisar ser encaminhado, o que permitiu otimizar o serviço e resolver mais chamados com uma força operacional reduzida.


Por Isadora Alves / Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido