Comitê Gestor de Enfrentamento à Desinformação faz balanço das Eleições no TRE-SC
Grupo esteve reunido no domingo (6) para avaliação das atividades desenvolvidas
Reuniram-se no domingo, 6, na sede do Tribunal, os integrantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à Desinformação. O Comitê é presidido pelo juiz substituto do Pleno do TRE-SC, Márcio Schiefler Fontes, e é composto por representantes do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, do Ministério Público Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Agência Brasileira de Inteligência em Santa Catarina, da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar.
Sua atual composição foi instalada em 8 de agosto e a reunião de acompanhamento das eleições começou com um balanço das atividades desenvolvidas até então, com vistas ao enfrentamento da desinformação, na forma prevista nas normas do Tribunal Superior Eleitoral.
Foram repassadas as aproximadamente 70 ocorrências processadas no TRE-SC a partir do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), gerido pelo TSE, as quais resultaram, em sua maioria, em arquivamento por falta de escopo, mas também na cientificação do Ministério Público Eleitoral e mesmo no encaminhamento a Juízos Eleitorais de todo o estado, para eventuais providências judiciais.
O presidente agradeceu a todos pelo pleno funcionamento do Comitê e de seu Grupo de Apoio Técnico (GAT), formado por servidores de diversos setores da Corte Eleitoral catarinense, que tem atuado de modo ininterrupto e que demandou ainda, da Assessoria de Comunicação Social (ASCOM), a produção de notícias, textos informativos e esclarecimentos em face da difusão de notícias falsas, aptas a desqualificar o processo eleitoral.
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC