Juiz Jefferson Zanini se despede da Corte Eleitoral catarinense
O biênio do decano encerra no dia 30 de junho
O juiz Jefferson Zanini participou de sua última sessão de julgamento presencial, na quinta-feira (27), em razão do término do seu biênio que ocorrerá no dia 30 próximo.
A presidente do TRE-SC, desa. Maria do Rocio Luz Santa Ritta, destacou que o colega, durante todo o seu biênio, atuou de forma harmoniosa, exercendo suas funções com muita competência e dedicação, “Vossa Excelência sempre demonstrou o seu comprometimento com os estudos, com a magistratura e as decisões judiciais, sem dúvida a sua passagem por esta Corte ficará marcada, tenho certeza que em outros lugares em que atuar, ficarão marcadas a sua competência e a sua capacidade intelectual, que tão bem aflorou aqui, desejo-lhe tudo de bom na continuidade da sua vida na magistratura e na sua vida privada”, externou.
O vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Civinski, pediu a palavra à presidente da Corte para exaltar as qualidades do decano: “É um momento ímpar e eu digo que é com muito pesar que nos despedimos de um profissional exemplar, cuja presença nesta Casa foi marcada pela sua competência no trabalho, mas também pela sua gentileza e urbanidade para com todos. Um colega dinâmico e comprometido, que soube fazer a diferença nas funções que desempenhou. Foi uma satisfação e uma alegria ter compartilhado parte desse período com o Senhor, obrigado por tudo o que foi feito aqui, em prol da Corte”, finalizou.
Os juízes membros do Pleno Sebastião Ogê Muniz, Ítalo Augusto Mosimann, Otávio José Minatto, Débora Fernanda Gadotti Farah e o procurador regional eleitoral, Claudio Valentim Cristani também prestaram homenagens ao colega e desejaram muito sucesso em sua jornada.
Enaltecido e emocionado pelas palavras recebidas, o juiz Jefferson Zanini destacou: “A Justiça Eleitoral é tão democrática que até na sua composição ela observa esse que é um dos maiores postulados da democracia, que é a salutar alternância. A alternância existe porque a Justiça Eleitoral precisa se renovar a cada dois anos e nós juízes que aqui comparecemos também precisamos crescer e evoluir. Hoje se encerra um ciclo, a minha participação foi suficiente para contribuir com a Justiça Eleitoral, levo o aprendizado da convivência e o orgulho de ter participado do fortalecimento da democracia, mas levo, sobretudo a amizade de todos os membros da Corte e dos servidores desta Casa”.
O magistrado agradeceu nominalmente aos seus familiares pelo apoio que sempre recebeu, aos colegas com quem trabalhou na Justiça Eleitoral e aos servidores pelo auxílio e dedicação recebidos durante todo o período em que atuou como juiz do Pleno.
Durante do seu biênio, o juiz Jefferson foi integrante titular do Conselho de Governança Corporativa e Rede Interna de Governança e Gestão, integrou o Comitê Gestor Regional de Priorização do 1º Grau e compôs a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. Ainda, o magistrado foi nomeado pela Portaria P 134/2022 para compor o Comitê Gestor do Programa Permanente de enfrentamento à Desinformação no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
Assista o vídeo da sessão no canal do Youtube da Justiça Eleitoral de Santa Catarina.
Por Patrícia Brasil
Fotos: Daruê Padilha
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC