DivulgaCandContas começa a receber registros de candidaturas e atas de convenções partidárias em Santa Catarina
Plataforma agrega informações sobre candidatos e contas eleitorais para as Eleições Municipais de 2024
O sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já começou a receber registros de candidaturas e atas de convenções partidárias dos diretórios municipais catarinenses para as Eleições 2024. A primeira nominata processada em Santa Catarina é do município de Itajaí e contém requerimentos de 18 candidatos à Câmara Municipal.
O período de convenções iniciou no último dia 20 de julho e vai até 5 de agosto. Nestes eventos, os partidos, coligações e federações escolhem oficialmente seus candidatos e enviam os nomes, documentos e demais informações à Justiça Eleitoral. O prazo para requerimento vai até 15 de agosto.
As atas de convenção podem ser acessadas no menu superior direito, onde é possível filtrar pelos municípios de cada unidade federativa e baixar os arquivos. Já os registros de candidaturas e suas situações de tramitação podem ser consultados a partir da página principal do sistema, filtrando por região brasileira e estado.
Na página individual de cada candidatura ficam disponíveis ainda dados como a declaração de bens, endereço de sites e redes sociais, histórico em eleições anteriores e, no caso de candidatos a prefeito, a proposta de governo.
Com o início da propaganda eleitoral, que ocorre a partir de 16 de agosto, a plataforma passa a exibir informações das contas eleitorais dos candidatos e das legendas, como origem das receitas, despesas, doações, ranking de doadores e fornecedores, além dos documentos relativos à prestação de contas.
O TSE destaca que a atualização do DivulgaCandContas é constante desde o registro das candidaturas até a diplomação dos eleitos, que ocorre em dezembro. Após esse período, as bases podem ser refinadas a critério das equipes de dados e estatísticas do Tribunal.
A plataforma reúne e disponibiliza dados de todas as eleições brasileiras desde 2004.
Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC