Prefeito, vice e vereadores eleitos em Florianópolis são diplomados

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (17) na capital catarinense

TRE-SC - DIPLOMAÇÃO FLORIPA

Nesta terça-feira (17), ocorreu a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em Florianópolis nas Eleições Municipais de 2024. O prefeito Topázio Silveira Neto (PSD), a vice-prefeita Maryanne Mattos (PL) — por meio de representante — e 23 vereadores foram diplomados em audiência pública realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

A diplomação dos eleitos é um ato oficial da Justiça Eleitoral, por meio do qual os candidatos em cada eleição são reconhecidos como aptos a assumir os cargos para os quais foram escolhidos pelo eleitorado. As audiências são organizadas em cada uma das zonas eleitorais ao redor do estado.

Em Florianópolis, a cerimônia contou com a presença da desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A magistrada saudou a chapa eleita para o Executivo, cumprimentando o prefeito por sua capacidade de “angariar a simpatia e a admiração popular”, e a vice-prefeita, por seu exemplo para a inclusão feminina nos espaços de poder.

A desembargadora se dirigiu ainda aos eleitos para o legislativo, apontando que “foi trazido à Câmara Municipal um quadro plural e bem representativo da sociedade florianopolitana, o que é salutar para que sejam escutadas todas as vozes, se tenha a percepção de todas as aspirações populares e se possa avançar na idealização de uma Florianópolis mais humana e inclusiva, retrato da grandeza, gentileza e humildade do seu povo”.

O prefeito reeleito, Topázio Neto, reforçou compromissos de campanha e agradeceu a eleição em primeiro turno. “Florianópolis nos elegeu para um trabalho forte pelo desenvolvimento sustentável da cidade, olhando sempre para aqueles que mais precisam, para que possamos construir uma cidade cada vez mais inclusiva e com mais justiça social”, disse.

O juiz da 13ª Zona Eleitoral de Florianópolis, Marcelo Pizolati, encerrou a cerimônia reforçando que “a Justiça Eleitoral cumpriu novamente seu dever de comandar as eleições, observando fielmente os princípios da eficiência, da legalidade, da moralidade e da publicidade”.

“Os diplomados não são meros portadores do título expedido, mas estão em posse de documento que traduz a vontade popular”, lembrou o magistrado, que desejou ainda sucesso aos diplomados e “que o exercício do mandato que lhes foi confiado seja fonte perene de compromisso com os objetivos e os anseios legítimos da população”.

Certificado do mérito eleitoral

Durante a solenidade, foi feita a entrega dos certificados do mérito eleitoral, uma iniciativa da Justiça Eleitoral catarinense para reconhecer o trabalho de dedicação e excelência desempenhado por mesários que já atuaram ao longo de várias eleições.

A honraria também foi concedida a instituições parceiras, além de eleitores que estão entre os mais idosos em cada zona eleitoral e que seguem exercendo seu direito ao voto, ainda que facultativo.

Na homenagem, destacou-se que “os eleitores são o destinatário supremo dos esforços da Justiça Eleitoral, constituindo o alicerce sobre o qual repousa todo o sistema de sufrágio. Ao exercerem seu direito constitucional de escolha, definem os rumos de nossa representação política”.

Lista dos diplomados

Prefeito - Topázio Neto (PSD)
Vice-prefeita - Maryanne Mattos (PL)

Vereadores (Nome de urna)
Gemada (PL)
Manu Vieira (PL)
Afrânio Boppré (PSOL)
Carla Ayres (PT)
Bericó (PL)
Dinho (UNIÃO)
Roberto Katumi (PSD)
Josimar Pereira Mamá (União)
Ricardo Pastrana (PSD)
João Cobalchini (MDB)
Adrianinho (REPUBLICANOS)
Camasão (PSOL)
Gui Pereira (PSD)
Jeferson Backer (MDB)
Pastor Giliard Torquato (PL)
Pri Fernandes Adote (PSD)
Ingrid Sateré-Mawé (PSOL)
João Padilha (PL)
Claudinei Marques (REPUBLICANOS)
Rafinha de Lima (PSD)
Renato da Farmácia (PSDB)
Bezerra (MDB)
Professor Bruno (PT)

Confira o álbum de fotos do evento. 

Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido