Justiça Eleitoral de Santa Catarina conclui diplomação dos eleitos
Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores receberam o documento que atesta escolha do seu eleitorado
A Justiça Eleitoral de Santa Catarina concluiu o processo de diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores escolhidos nas Eleições Municipais de 2024 e que vão atuar nas prefeituras e câmaras municipais dos 295 municípios do estado a partir de 2025. As cerimônias de diplomação foram organizadas no âmbito de cada uma das 100 zonas eleitorais e aconteceram ao longo deste mês de dezembro.
A diplomação é o último ato oficial de uma eleição e reconhece os candidatos eleitos como aptos a assumirem os cargos que conquistaram por meio do voto popular, aptidão que ainda pode estar condicionada a uma correta prestação de contas e sua aprovação pela Justiça.
Presidente e vice do TRE-SC acompanharam diplomações ao redor do estado
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, e o vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Civinski, prestigiaram algumas das cerimônias de diplomação realizadas no estado.
“Executivo e Legislativo, irmanados em bons propósitos, têm um longo caminho a percorrer, somando o fazer, mais e melhor, com a exigência social de transformar a atividade política em instrumento de realização do bem-estar coletivo”, destacou a desa. Maria do Rocio durante a diplomação dos eleitos em Joinville, sua cidade natal.
Na cerimônia realizada no município Brusque, o des. Civinski lembrou que o processo eleitoral inicia muito antes da votação, desde o cadastramento do eleitorado, e se estende até a total aprovação das prestações de contas. “Esse cuidado com as contas eleitorais é essencial para garantir que a resposta colhida nas urnas é fruto de um processo legítimo e honesto”, disse.
O magistrado dirigiu-se ainda ao eleitorado brusquense, reforçando que o exercício democrático vai além do dia da eleição e do direito ao voto. “Aos cidadãos, reitero a importância de acompanhar o trabalho dos seus representantes, pois a democracia não se limita ao voto, mas se perpetua no acompanhamento constante do trabalho público”, ressaltou.
O corregedor eleitoral esteve presente ainda nas cerimônias feitas em Balneário Camboriú, Blumenau e Itajaí.
Incentivo à participação feminina na política foi marca da gestão
O estímulo à presença e participação feminina na política pautou campanhas e ações de conscientização e fiscalização ao longo do processo eleitoral de 2024 em Santa Catarina. Primeira mulher a presidir uma eleição no estado, a desembargadora Maria do Rocio acompanhou também diplomações em municípios onde o resultado das urnas apontou para uma maior representação feminina.
Em Balneário Camboriú, Juliana Pavan teve 29.495 votos (42,30% dos votos válidos) e foi a primeira mulher eleita para a Prefeitura na história da cidade. A audiência pública de diplomação ocorreu em conjunto com o município vizinho de Camboriú, onde seu pai, Leonel Pavan, também conquistou o cargo no executivo.
Durante a cerimônia, a presidente do TRE-SC ressaltou a dificuldade que mulheres ainda enfrentam para conquistar e ocupar espaços de poder. “Eleger uma mulher, num mundo de homens, feito para os homens, mesmo quando o próprio eleitorado feminino é superior, ainda é um desafio, uma epopeia que poucas ainda se propõem a enfrentar”, disse.
A magistrada também esteve presente em Lages, onde a atual deputada federal Carmen Zanotto foi escolhida com 50.734 votos (58,47% dos votos válidos) para comandar a cidade pelos próximos quatro anos.
Assim como Balneário Camboriú, Lages elegeu uma prefeita pela primeira vez. Na disputa para a Câmara Municipal, Bruna Uncini recebeu 3.134 votos e foi a vereadora mais votada pelo eleitorado lageano.
“Valorizar esse momento é reconhecer a importância da ascensão das mulheres, pelo que representa de exemplo e de referência para as gerações que se formam. Em especial, para as meninas, que começam a pensar e a desenhar o seu próprio futuro”, defendeu a presidente.
Certificado do mérito eleitoral homenageou mesários e eleitores
Durante as diplomações deste ano, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina realizou a entrega dos certificados do mérito eleitoral, uma homenagem concedida a mesários que atuaram por diversas eleições e a eleitores idosos que ainda participam das votações.
O diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, explica que a iniciativa “visa enaltecer a participação dos dois principais atores de uma eleição: aqueles que colaboram com a Justiça Eleitoral de alguma forma, como mesários e administradores de prédio; e os eleitores, aqui simbolizados pelos mais idosos, para quem o voto já é facultativo, mas que continuam exercendo seu papel cidadão”.
Daniela Elena de Oliveira, uma das homenageadas durante a cerimônia em Joinville, atua como mesária há 25 anos. Servidora pública da Secretaria Municipal de Educação, Daniela conta que teve receio na primeira vez que foi convocada a trabalhar, ainda aos 18 anos de idade, mas que logo passou a se voluntariar nos pleitos seguintes. “Fiquei emocionada e me senti muito valorizada com a homenagem. Para mim é um prazer e, enquanto puder, vou continuar contribuindo”, diz.
Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC