Em parceria com Univali, EJESC realiza votação simulada em escola de São José

Ação faz parte de projeto parceiro entre as instituições

Em parceria com Univali, EJESC realiza votação simulada em escola de São José

A Escola Judiciária do Estado de Santa Catarina (EJESC) do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou nesta quinta-feira (05), uma votação simulada no Centro Educacional Municipal Jardim Solemar, em São José. A atividade é a terceira etapa do projeto Voz & Vez em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que busca ensinar para crianças e adolescentes a importância do exercício da cidadania.

Na edição de 2024, o CEM Jardim Solemar foi a única escola a cumprir as etapas antecessoras propostas pelo projeto. Os estudantes elaboraram um plano de governo com base nos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). As etapas incluem todas as atividades que são exercidas durante uma eleição, como a elaboração de propaganda partidária, realização de debates eleitorais e o exercício do voto.

A coordenadora Eden Silvana de Mari atuou como articuladora na edição de 2023 e relata que a escola recebeu novamente a proposta de participar devido ao sucesso do projeto. “O movimento do ano passado foi tão positivo e tão bacana, movimentou eles a pensarem um pouco mais sobre a cidadania, o que é uma eleição e esse ano recebemos esta proposta novamente”, conta. 

O projeto teve seu piloto executado em 2022, com a aproximação entre a Escola Judiciária e a Univali. A EJESC atua como suporte para a etapa de votação com o fornecimento de urnas eletrônicas e apoio, inclusive, para a apuração dos votos. A primeira edição ocorreu em 2023, com a parceria da rede Municipal de Ensino de São José e a participação de 18 escolas - sendo que 15 delas concluíram todas as etapas do projeto.

Rodrigo Mioto dos Santos, professor do curso de Direito da Univali, diz que o próximo passo é expandir o projeto para outros municípios. “Esse ano nós repetimos e, no ano que vem, vamos repetir mais uma vez a terceira edição. Agora é a cada ano ir aperfeiçoando para que possamos, inclusive, expandir o processo para outras redes e para outras escolas”.

Por Isadora Alves e Manoela Pinheiro 

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

1/ Galeria de imagens



Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido