54º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais tem início em Florianópolis
Magistrados vão participar de debates e conferências ao longo da sexta-feira (6)
Na noite desta quinta-feira (5), ocorreu a abertura oficial do 54º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais, realizado nesta edição em Florianópolis. O evento reúne magistrados e servidores que estão à frente das Corregedorias dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país para três dias de discussões e troca de experiências, em especial acerca da organização das Eleições Municipais de 2024. Na quarta (4), os servidores representantes das corregedorias também estiveram reunidos para debater temas relacionados à sistematização do último pleito.
A presidente do Colégio e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves, proferiu o discurso de abertura, ressaltando o trabalho desempenhado pelo Colégio desde que foi fundado, no ano 2000.
“Desde a sua criação, este Colégio busca promover a melhoria na prestação jurisdicional da Justiça Eleitoral, a uniformização de métodos administrativos, respeitando as autonomias regionais, e o incentivo ao intercâmbio de boas práticas e conhecimentos. Este encontro é, portanto, mais uma oportunidade para darmos continuidade a esse legado”, declarou a presidente.
O corregedor e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Carlos Alberto Civinski, cumprimentou e desejou as boas-vindas aos participantes. O magistrado defendeu o papel ativo das corregedorias na transformação digital e modernização dos serviços nos cartórios eleitorais.
“No cenário atual, onde o volume de processos cresce de forma exponencial, a complexidade dos temas tratados se evidencia e as expectativas da sociedade se multiplicam. É fundamental ir além do nosso tradicional papel, repensando velhas rotinas e fluxos de trabalho”, disse.
A presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, cumprimentou todos pelo sucesso na realização das últimas eleições e salientou a oportunidade que o encontro representa na evolução dos processos com vistas ao próximo pleito.
“Sabemos do importante papel deste encontro e muito nos engrandece tê-los aqui, especialmente agora, com o entusiasmo do dever cumprido, após a entrega transparente, segura e dinâmica do resultado das Eleições Municipais de 2024”, disse a magistrada.
O evento segue durante toda a sexta-feira (6), quando serão discutidos temas como abuso de poder e novas tecnologias, desafios e perspectivas na organização judiciária eleitoral, uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe), além da apresentação de experiências na entrega das eleições, como a elaboração de guias bilíngues em línguas indígenas.
A solenidade de abertura contou ainda com apresentações do Coral da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), regidos pela maestrina Melina Figueiredo Alves de Arruda.
Confira o álbum de fotos do evento
Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC