TRE-SC realiza 13º Simulado Nacional de Hardware com urnas eletrônicas
Coordenados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), testes ocorreram em todo Brasil
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) encerrou nesta quarta-feira (17) a sua participação no 13º Simulado Nacional de Hardware com urnas eletrônicas. Os testes foram coordenados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ocorreram em todos os tribunais regionais do país entre os dias 1º e 18 de abril.
O evento tem como objetivo identificar possíveis falhas de hardware e registrá-las para, posteriormente, analisar as causas e encontrar as devidas soluções a tempo das Eleições Municipais de 2024.
De acordo com a determinação do TSE, foram levantadas para testagem 4% das urnas eletrônicas de cada tribunal regional. O TRE-SC separou 767 urnas do total de 18.559 que possui hoje em seu parque — sendo 746 de seções e 21 de contingência.
O servidor da Coordenadoria de Eleições do TRE-SC, João Sebastião, destaca que os simulados de hardware são feitos pela Justiça Eleitoral todos os anos, com ou sem eleições. “Ele realmente simula uma eleição oficial. Passa por um cadastro de eleitores, geração das mídias de urna, preparação das máquinas e a votação em si”, explica.
Esse é o primeiro de dois testes previstos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para esse ano de 2024.
Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC