Alistamento, transferência e regularização de título: até 8 de maio
Atendimento presencial está sujeito à capacidade de cada cartório; veja como proceder se não conseguir vaga
No dia 8 de maio termina o prazo para eleitores que precisam atualizar ou regularizar sua situação eleitoral. Serviços como emissão de primeiro título, regularização de título cancelado, atualização de dados pessoais e transferência de município ou local de votação só podem ser solicitados até essa data — quando ocorre o fechamento do cadastro para que a Justiça Eleitoral possa organizar o pleito. As vagas de atendimento presencial são limitadas conforme a capacidade de cada cartório eleitoral.
Nesta reta final, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina atende apenas mediante agendamento, neste link.
Veja como proceder em cada caso.
Não consegui vaga, e agora?
Os eleitores de municípios onde não há mais vaga para agendamento devem, primeiramente, consultar sua situação eleitoral no site do TRE-SC, na aba lateral, em “Serviços”.
Títulos "regulares", com ou sem biometria coletada, poderão votar normalmente, assim como títulos "regulares sem quitação" (com multa em aberto).
🔸 Se é eleitor(a) e tem biometria coletada: pode usar serviços disponíveis no site do TRE-SC até o dia 8 de maio, neste link;
🔸 Se é eleitor(a) sem biometria coletada e deseja transferir o título: deverá justificar ausência ou votar na cidade de origem;
🔸 Se ainda não é eleitor/está irregular: poderá solicitar uma certidão circunstanciada durante o período em que o cadastro estiver fechado (documento que comprova a impossibilidade de regularização e serve para outros serviços, como emissão de diploma e matrículas) e procurar atendimento a partir de 5 de novembro;
🔸 Também é possível agendar atendimento em outro cartório eleitoral do estado onde haja vaga, independentemente de onde vota;
🔸 O pagamento de multas pode ser feito a qualquer momento, inclusive por pix, sem necessidade de agendamento, pelo site ou pelo aplicativo e-Título.
Agendamento onde ainda há vagas
Nos municípios onde ainda existem vagas para atendimento, o eleitor pode agendá-lo pelo site do TRE-SC.
Quem está com título cancelado pode regularizar sua situação pela internet, se já tiver biometria. Caso contrário, é necessário agendar o atendimento presencial. O mesmo vale para quem deseja transferir o município onde vota ou o local de votação.
No caso da emissão de primeiro título, o alistamento é obrigatório a partir dos 18 anos, e deve ser feito presencialmente, mediante agendamento.
Plantão de atendimento
Nesta reta final, todos os cartórios de Santa Catarina estão atendendo com estrutura e horários ampliados, das 9 às 17h.
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC