Ações de cidadania em Saudades e Pinhalzinho incentivam a participação dos idosos nas eleições

Os encontros fazem parte do projeto Justiça Eleitoral na Melhor Idade, Todo Voto Importa

Ações de cidadania em Saudades e Pinhalzinho incentivam a participação dos idosos nas eleições

Buscando sempre aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) realizou mais duas ações de cidadania. Na última semana, através do projeto “Justiça Eleitoral na Melhor Idade, Todo Voto Importa”, idosos dos municípios de Pinhalzinho e Saudades participaram de uma roda de conversa com representantes do Cartório da 66ª Zona Eleitoral. 

Além de tirar dúvidas sobre o processo eleitoral, o projeto também tem como objetivo incentivar a participação da população que faz parte da terceira idade nas eleições, mesmo que, para alguns, o voto seja facultativo.

O primeiro evento aconteceu no último dia 18 de setembro, em Pinhalzinho. Cerca de 50 pessoas participaram do encontro promovido pelo TRE-SC em conjunto com a Prefeitura do município. Para Maria Dalapossa, assistente social coordenadora da política do idoso em Pinhalzinho, a importância da pessoa idosa continuar participando das eleições vai além de exercer o direito ao voto. 

“É importante que eles exerçam a cidadania, que aproveitem esses espaços e contribuam com o estado, seu país e município. Também ajuda eles a sentirem que têm importância, não só na escolha, mas nas suas próprias opiniões , no jeito de se sentir um cidadão brasileiro”, destacou.

Na tarde do dia 18, os participantes conversaram sobre voto facultativo e obrigatório, a justificativa pela ausência nas eleições e o auxílio de terceiros no momento da votação. Os presentes também puderam interagir com urnas eletrônicas. Presente no encontro, Neli Terezinha Ribeiro, acredita na importância de continuar participando do pleito, independente da idade.   

“Para a gente ter uma decisão no resultado, nós temos que colaborar. Tem que votar. Eu acho muito importante e enquanto eu puder e tiver consciência do voto eu vou votar”, destacou a aposentada.

Já no dia 21, no município de Saudades, um público com aproximadamente 100 pessoas compareceu ao encontro. Da mesma forma, a roda de conversa ocorreu com esclarecimento de temas voltados à população idosa e ao processo eleitoral, sempre com uma linguagem simples e acessível. Momentos como esses acabam sendo proveitosos para ambas as partes, como destaca a chefe do cartório da 66º ZE, Greyce Mariana Laske Mahl.

A divulgação de informações claras ao público da terceira idade e a interação deles conosco foi enriquecedora. Com a atenção dispensada a eles, o sentimento foi de pertencimento e que eles ainda podem contribuir para a nossa democracia”. 

Próximos encontros

Além de Pinhalzinho e Saudades, o projeto “Justiça Eleitoral na Melhor Idade, Todo Voto Importa” já tem outros encontros marcados nos municípios de Águas Frias, Nova Itaberaba e Nova Erechim. As datas, locais e horários dos eventos podem ser conferidas no cronograma abaixo.

27/09

Local: Águas Frias, no Centro de Idosos

Horário: 14:00

Responsável: Plínio

11/10

Local: Nova Itaberaba, no Centro de Idosos

Horário: 13:30

Responsável: Odinara

31/10

Local: Pinhalzinho, Sede dos Caminhoneiros

Horário: 14:00

Responsável: Marisa

06/12

Local: Nova Erechim, Centro Multiuso – Bairro Morada do Sol

Horário: 14:00

Responsável: Nilse

Para mais informações, entre em contato com o Cartório da 66º Zona Eleitoral através do telefone 0800 647 3888 ou o email zona066@tre-sc.jus.br.

Por Marcos Andrade/ Jairo Grisa

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

1/ Galeria de imagens

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido