TRE-SC participa do 12º Encontro Estadual de Vereadores Mirins

Foram cedidas 14 urnas eletrônicas para votação simulada

TRE-SC participa do 12º Encontro Estadual de Vereadores Mirins

Nesta terça-feira (31), o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) participou do 12º Encontro Estadual de Vereadores Mirins promovido pela Assembleia Legislativa (ALESC), por intermédio da Escola do Legislativo.

Na abertura, que contou com a presença de deputados e do presidente da ALESC,  Mauro De Nadal, o diretor-geral do Tribunal, Gonsalo Agostini Ribeiro, destacou a parceria entre a Justiça Eleitoral e a Assembleia nas eleições para a formação das câmaras de vereadores mirins, quando as urnas eletrônicas são fornecidas pelo TRE-SC. “Esta é uma oportunidade de ampliar a discussão sobre cidadania e alcançar os jovens, protagonistas das grandes mudanças”, enfatizou. 

Na ocasião, o TRE-SC fez a doação de dois mini notebooks que foram sorteados entre os participantes do Encontro. 

O evento aconteceu no CentroSul, em Florianópolis, onde a Justiça Eleitoral, por meio da organização da Escola Judiciária Eleitoral (EJESC), esteve também presente com a exposição  “Evolução da Urna Eletrônica”, promovida em conjunto com o Centro de Memória do Tribunal. Além disso, foram disponibilizadas 14 urnas eletrônicas para votação simulada configuradas com software para treinamento de eleitor. Assim, os jovens, de 12 a 17 anos, puderam conhecer e manusear as urnas ao votarem no ponto turístico mais bonito de Santa Catarina.

“Nós somos o futuro desta grande nação e temos que nos preparar para votar”, empolga-se Pedro Crecente, 14 anos. Ele é vereador mirim de Governador Celso Ramos há 10 meses, período em que afirma ter lutado por projetos para o município e aprendido a valorizar a democracia.

Para Manuela Hunger, 12 anos, presidente da Câmara de Vereadores Mirins de Penha, é muito gratificante vivenciar o processo eleitoral e a política. “Política não é só uma eleição. Ela está em tudo, no preço da gasolina, dos alimentos. Então é importante a gente levar este conhecimento desde cedo para a vida”, reflete.

De acordo com os organizadores, esta é uma das maiores edições do Encontro de Vereadores Mirins, com a presença de cerca de 1 mil jovens, de 57 municípios de todas as regiões de Santa Catarina.  

Abner dos Santos, 15 anos, vereador mirim de Itajaí, já vê os possíveis resultados do atual engajamento: “No decorrer do tempo, nós vamos criar jovens e políticos importantes para a nossa nação, que vão agir e ajudar as pessoas que precisam”.

Brenda Picolli,13 anos, vereadora mirim de Xavantina, pretende ser vereadora no futuro e mostrar a força que a mulher tem. “Quero apresentar projetos na agricultura porque a mulher não é valorizada nesta área”, esclarece.

Programação

Entre as atividades programadas, além de palestra sobre a importância da participação do jovem na política, o foco do Encontro foi o uso excessivo da tecnologia e redes sociais, com destaque para a palestra do psicólogo e fundador do Grupo de Dependências Tecnológicas da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Cristiano Nabuco, uma das maiores referências nacionais sobre enfrentamento e prevenção da dependência tecnológica entre crianças e adolescentes.

A temática foi escolhida pela crescente preocupação do poder público com a saúde das crianças e adolescentes brasileiros, tendo em vista que a dependência tecnológica já é reconhecida como um transtorno mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com uma pesquisa, realizada pela TIC Kids Online Brasil 2018 e divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, atualmente 86% dos 30 milhões de brasileiros entre 9 e 17 anos são usuários de internet e 82% possuem perfil em redes sociais.

Na 12ª edição do Encontro, vereadores e vereadoras mirins avalizaram a carta aberta encaminhada para o presidente do Legislativo, deputado Mauro De Nadal , solicitando a adoção de políticas públicas que abordem de forma eficaz a prevenção da dependência tecnológica entre as crianças e os jovens catarinenses. 

Formação de Vereadores Mirins

O Programa de Formação de Vereadores Mirins no estado foi instituído pela Resolução nº 005, de 08 de setembro de 2010, visando contribuir para a formação política de seus participantes e tornar conhecidas e acessíveis as funções, atribuições e atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo Estadual.

Busca, também, oportunizar a reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política e o papel do Poder Legislativo, assim como possibilitar a troca de experiências entre as câmaras de vereadores que desenvolvem o Programa de Vereadores Mirins. Atualmente existem mais de 90 câmaras mirins em Santa Catarina.

Por Julia Machado, com informações da Agência ALESC

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC 

1/ Galeria de imagens

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido