TRE-SC já levou serviços a mais de 3.000 eleitores durante atendimentos volantes
Catarinenses puderam realizar transferências, atualizações de cadastro e emissão de primeiro título em postos montados mais próximos de casa
Falta menos de um ano para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 e milhares de eleitores catarinenses já se adiantaram para regularizar sua situação eleitoral. Isso porque o projeto Justiça Eleitoral em movimento tem levado os serviços da instituição para mais perto de quem precisa, instalando postos em municípios onde não há um cartório eleitoral.
Um dos objetivos do programa é realizar atendimento volante em todos os 219 municípios do estado que não possuem um cartório sede da Zona Eleitoral. A ideia é facilitar o acesso desses eleitores, evitando a necessidade de grandes deslocamentos, e antecipar parte da demanda que ocorre no período de fechamento do cadastro eleitoral — que no ano que vem será em 8 de maio.
Esse foi o caso de São José do Cerrito, que recebeu estações da Justiça Eleitoral montadas dentro da Rodoviária Municipal. Em outras condições, os moradores teriam que se locomover por mais de 40 km até a sede da 104ª Zona Eleitoral de Lages, que abrange o município.
Os servidores do cartório atenderam 454 eleitores cerritenses durante uma semana. Esse número representa o triplo de atendimentos registrados pela 104ª Zona Eleitoral durante todo o ano com habitantes daquela cidade.
A mesma demanda foi observada na Câmara de Vereadores de Passo de Torres. Lá, os servidores da 54ª Zona Eleitoral de Sombrio atenderam 284 pessoas em apenas dois dias. Uma procura elevada quando comparada à média mensal de 41 atendimentos que o cartório realiza.
Além disso, outro eixo do programa visa promover ações em escolas de ensino médio com foco na emissão do primeiro título e coleta biométrica de jovens entre 15 e 18 anos. Na 78ª Zona Eleitoral de Quilombo, foram programadas palestras e campanhas de alistamento em escolas das cinco cidades circunscritas: Jardinópolis, Irati, União do Oeste, Santiago do Sul e Formosa do Sul.
A chefe de cartório da 78ª ZE , Fabiana dos Passos, destaca o conteúdo abordado na ação de cidadania realizada em uma escola de Jardinópolis. "Ressaltamos a importância do voto, a alteração da legislação que permite o alistamento a partir dos 15 anos, o que é a coleta biométrica e a sua necessidade para garantir a segurança do voto. Os jovens também foram incentivados a se inscreverem como mesários a partir dos 18 anos e foram elencadas as vantagens de atender a essa convocação eleitoral”, explica.
O projeto Justiça Eleitoral em movimento segue até abril do ano que vem. Bairros distantes em grandes cidades também devem receber postos de atendimento itinerante.
Será assim no bairro Ingleses, em Florianópolis. Entre os dias 6 e 10 de novembro, das 12h às 18h, os servidores da 100ª Zona Eleitoral da Capital vão atender os moradores daquela região no estacionamento do Supermercado Angeloni, localizado na Rodovia SC-403, nº 6375.
Para saber todos os locais onde a Justiça Eleitoral vai estar neste próximo mês de novembro, confira o calendário completo de atendimentos nesta página.
Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC