Procurador André Stefani Bertuol se despede do Pleno do TRE-SC
O titular da Procuradoria Regional Eleitoral vai deixar o cargo que ocupou nos últimos quatro anos
O procurador regional eleitoral, André Stefani Bertuol, se despediu do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, na sessão desta quinta-feira (26). O segundo biênio do procurador termina no próximo dia 31.
O presidente do Tribunal, desembargador Alexandre d’Ivanenko, anunciou a saída do procurador e fez questão de mencionar todos os períodos em que o membro do parquet atuou junto à Justiça Eleitoral catarinense, afirmando que “o procurador regional eleitoral André Stefani Bertuol, que hoje participa da última sessão, possui extensa história perante essa Corte eleitoral. Sua trajetória principia com as participações isoladas nos anos de 2006 e 2007, atuando em substituições eventuais. De 2008 a 2012 foi designado para atuar como substituto para em seguida ser promovido a titularidade e permaneceu nessa posição até o ano de 2016, quando retornou ao cargo de substituto, permanecendo até o final de 2017. No ano de 2018, durante o período eleitoral, foi designado procurador eleitoral auxiliar para atuar nos casos de propaganda eleitoral. Por fim, em 2019, iniciou-se o ciclo que será encerrado no próximo dia 31 de outubro, retornando à titularidade e por dois biênios conduzindo com brilhantismo e retidão a Procuradoria Regional Eleitoral. [...] A Justiça Eleitoral catarinense só tem a agradecer a Vossa Excelência por tudo o que fez pelo Tribunal Regional Eleitoral e por todos nós”, concluiu.
O advogado Mauro Antônio Prezotto registrou o agradecimento ao procurador eleitoral, em nome dos demais advogados presentes na sessão e em nome da advocacia catarinense, por sua atuação na Procuradoria Regional Eleitoral, seja como substituto, seja como titular, e o reconhecimento do fino trato e urbanidade que o procurador Bertuol sempre teve com a advocacia, em receber todos os advogados e advogadas, mesmo quando em posição antagônica.
Em seguida, o procurador cumprimentou os membros da Corte e os demais presentes na sessão, “hoje foi realmente um dia especial e o fato de eu ter recebido essas palavras na presença do meu filho, dobra a minha satisfação e meu orgulho de ter sido objeto de uma menção amistosa por parte de vossas excelências. [...] Esse trabalho é algo que eu tenho tentado fazer da forma mais singela possível, mais transparente e mais sincera possível, sem nenhum interesse”, disse.
O procurador ressaltou a atuação célere e responsável do TRE-SC na condução de todos os processos. Elogiou a atuação dos advogados eleitoralistas que atuam no TRE de Santa Catarina e agradeceu aos colegas do Ministério Público estadual, que trabalham na primeira instância da Justiça Eleitoral e são referência para a Procuradoria Regional Eleitoral, pelo tempo de atuação, competência e parceria.
Por fim, agradeceu nominalmente a cada servidor e assessor que trabalhou ou ainda trabalha na Procuradoria Regional Eleitoral durante os seus mandatos e os novos procuradores regionais eleitorais, Claudio Valentim Cristani e Marcelo da Mota, que foram parabenizados pelo novo biênio.
Na sequência, o presidente do TRE-SC passou a palavra aos demais membros da Corte, que prestaram homenagens ao procurador Bertuol e proferiram palavras de afeto com votos de sucesso em sua nova jornada.
Por Patrícia Brasil
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC