Moradores do Norte da Ilha se antecipam e buscam serviços eleitorais para o pleito de 2024
Cartório da Capital atendeu durante uma semana em posto montado no bairro Ingleses
O projeto de atendimento volante do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) chegou na última semana até o bairro Ingleses, em Florianópolis. Desde outubro, o programa “Justiça Eleitoral em movimento” está levando os serviços eleitorais até quem mora longe dos cartórios.
Entre os dias 6 e 10 de novembro, os servidores da 100ª Zona Eleitoral da Capital atenderam os moradores do Norte da Ilha no estacionamento do Supermercado Angeloni, localizado na Rodovia SC-403.
A estudante Hevelyn Leivas tem 17 anos e é moradora da Cachoeira do Bom Jesus. A jovem aproveitou para fazer seu alistamento e garantir que vai poder participar pela primeira vez de uma eleição. “Gostei muito da proposta do lugar e o atendimento foi rápido. Tem gente que não pode se deslocar até o Centro e isso facilita muito a vida”, disse.
A ação também foi uma oportunidade para quem deseja mudar o local onde vota, tanto para transferir o domicílio eleitoral quanto para alterar a seção para uma mais próxima de casa. Foi o caso do paulista Marcelo Fabra, que ainda tinha seu título em São Paulo e agora vai votar em Florianópolis. “Pensei que seria mais demorado, mas foi muito ágil. E pertinho fica tudo mais fácil”, destacou.
Para quem já possui o cadastramento biométrico, o serviço de transferência também pode ser requisitado online por meio do sistema Título Net. Saiba como no site do TRE-SC.
A chefe de cartório da 100ª ZE, Grasiela Gonçalves, comenta o retorno positivo por parte da população local. “Aqui, nós estamos a 35km do Centro, então algumas pessoas realmente não iriam até o cartório e talvez passariam mais uma eleição sem regularizar sua situação”, avaliou. Ela ressalta ainda que, para além da conveniência de um menor deslocamento, essa é uma chance de se adiantar e evitar filas em maio, quando o cadastro eleitoral fecha e mais nenhuma alteração será possível a tempo das Eleições 2024.
Nos dois primeiros dias, o posto montado nos Ingleses — que é também o maior bairro de Florianópolis em estimativa de habitantes — recebeu quase 300 eleitores em busca dos serviços.
“A ação foi muito bem recebida. Foi assim todos os dias”, comenta Danielle Novaes, presidente da Associação de Moradores Renovação Ingleses e Santinho (AMORIS). A associação foi co-responsável pela articulação, organização e divulgação da ação entre os moradores.
O projeto Justiça Eleitoral em movimento é promovido pela Corregedoria do TRE-SC e tem como objetivo antecipar a procura pelos serviços eleitorais, alcançando comunidades distantes. Os atendimentos itinerantes também estão ocorrendo nos 219 municípios catarinenses que não possuem um cartório sede da Zona Eleitoral onde estão circunscritos.
Outro eixo do programa busca ainda estimular a emissão do primeiro título entre estudantes de ensino médio na faixa etária dos 15 aos 18 anos por meio de palestras sobre cidadania e demonstrações do sistema eletrônico de votação.
Confira aqui a agenda completa com as datas e locais dos próximos atendimentos volantes.
Por Vinicius Claudio
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC