TRE de Santa Catarina participa do 12º Simulado Nacional de Hardware

Evento iniciou no dia 24 de julho e vai até o dia 10 de agosto.

11º Simulado Nacional de Hardware termina nesta sexta em Santa Catarina

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina está realizando o primeiro simulado de urnas previsto no calendário do Plano Geral de Testes do biênio 2023-2024, o “12º Simulado Nacional de Hardware – 12SNH-08/2023”. O teste é coordenado pelo Tribunal Superior Eleitoral e ocorre em todo o território nacional. O objetivo do evento é identificar defeitos e registrá-los, a fim de permitir a análise de suas causas e a identificação de soluções, antes da realização das próximas eleições em 2024.

Como nos anos anteriores, a importância deste evento, que conta com a participação massiva de todos os regionais, revela-se em razão da identificação antecipada de vulnerabilidades, que poderiam impactar no processo de votação. Deste modo, os testes de urnas, que ocorrem simultaneamente em todo o país, é medida necessária para garantir o bom funcionamento dos pleitos realizados pela Justiça Eleitoral.

O simulado consiste na seleção de urnas operacionais, preparação (carga) e votação, simulando um dia de eleição. Assim, é possível reproduzir todo o caminho percorrido por uma urna até a conclusão do processo de votação.

Em Santa Catarina, a organização do evento está a cargo da Coordenadoria de Eleições, subordinada à Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-SC, e conta com a participação voluntária de servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral nas etapas de preparação de urnas e de votação simulada. Essas duas etapas iniciaram nesta segunda (31) no depósito de urnas, localizado no município de Palhoça. Serão testadas 604 urnas eletrônicas (UEs), sendo 53 do modelo 2013, 186 do modelo 2015 e 365 UEs do modelo 2020.

Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, realiza-se a etapa de preparação de urnas, e no período de 3 a 4 e 7 a 9 de agosto, ocorre a votação simulada.

Por Patrícia Brasil

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

 

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido