Estudantes de Direito da Unoesc participam de visita técnica no TRE-SC

Grupo é formado por alunas e alunos do Campus de São Miguel do Oeste

Estudantes de Direito da Unoesc participam de visita técnica no TRE-SC

Estudantes do 10º período do curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Campus São Miguel do Oeste - conheceram o Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC), nesta terça-feira (18). A visita técnica foi monitorada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJESC).

Os 38 alunos e alunas estiveram acompanhados pela professora de Direito Civil, Daniela Zilio, e foram recebidos no auditório da EJESC para uma conversa informal sobre a estrutura do Tribunal e suas funções. Na ocasião, todos foram convidados a participarem do processo eleitoral como mesários voluntários. Quem já atuou nessa atividade, recomenda a experiência vivenciada durante a eleição.

“Eu gostei bastante, foi um dia de serviço ao país e uma experiência bem tranquila. Eu recomendaria, pois é importante ajudar e também muitas pessoas não sabem dos benefícios, como ter gratuidade na inscrição de alguns concursos públicos e dois dias de folga no trabalho. Acrescenta na vida e também no currículo”, afirmou a estudante Jéssica Zanon.   

Na sequência da visita, o grupo seguiu para a Sala de Sessões onde acompanhou de perto o julgamento dos processos eleitorais contidos em pauta. No início da sessão plenária o presidente da Corte, desembargador Alexandre d’Ivanenko, registrou a presença dos universitários.

Para a maioria dos acadêmicos de Direito a visita proporcionou o primeiro contato com a dinâmica de julgamento de um órgão colegiado, oportunidade em que estiveram mais próximos de advogados e juízes eleitorais.

“Nós também temos práticas jurídicas, mas nunca assim de uma maneira tão próxima, interligada. Então, é uma espécie de incentivo, a gente vê acontecendo e a gente se põe no lugar. É uma expectativa para o futuro”, declarou o estudante Willian Stuani.

“É uma experiência imprescindível, tanto do ponto de vista de conhecimento de fato da Justiça Eleitoral, do funcionamento, da função administrativa ou das demandas que chegam, até para conhecer um pouco como tudo funciona na perspectiva de uma eventual carreira de concurso público”, avaliou a professora Daniela Zilio.

Conhecendo a Justiça Eleitoral

A visita técnica é uma das ações da EJESC voltadas ao fortalecimento da cidadania. Denominada de Conhecendo a Justiça Eleitoral, ela é destinada a estudantes do ensino fundamental ao superior para que eles conheçam mais sobre os seguintes temas: órgãos, competências e funcionamento da Justiça Eleitoral, cidadania e segurança do processo eleitoral.

“Para nós é uma grande oportunidade para explicar o que fazemos e para que fazemos o que fazemos. Ainda que essas visitas sejam breves, aproveitamos para falar sobre a Justiça Eleitoral e seu papel para a democracia do nosso país”, destacou a assistente de ações institucionais da EJESC, Simone Malta Ladeira.

As atividades têm duração de até 2h e, após, os alunos podem assistir a sessões do Tribunal. O agendamento de visitas deve ser feito pelo e-mail acoesinstitucionais@tre-sc.jus.br ou via Disque-Eleitor 0800 647 3888.

Por Jean Peverari      
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

1/ Galeria de imagens
Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido