A JE Mora ao Lado: mãe e filho de Paraíso (SC) colaboram juntos com a Justiça Eleitoral

Ledi Carla sente muito orgulho de trabalhar como presidente de seção eleitoral no mesmo local que o filho

JE Mora ao Lado - Ledi Carla - 27.07.2023

A professora Ledi Carla de Lima, de 47 anos, colabora com a Justiça Eleitoral na pequena cidade de Paraíso (SC), que faz divisa com a Argentina e soma pouco mais de quatro mil habitantes. Casada e mãe de dois filhos, João Vitor, de 19 anos, e Benjamin, de 11 anos, a maior alegria da professora é estar ao lado da família. Desde 2007, Ledi atua como presidente de seção eleitoral. Na última eleição, em 2022, ficou muito feliz com a notícia de que o próprio filho trabalharia como mesário.

“Quando foi convocado pela Justiça Eleitoral, o João Vitor ficou preocupado. Assistiu ao vídeo do treinamento [de mesário] várias vezes. Eu expliquei que é uma grande responsabilidade trabalhar nas eleições, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. É só ter responsabilidade, discernimento e empatia. Saímos de casa juntos. É muito orgulho para uma mãe chegar para trabalhar nas eleições com o filho ao lado”, conta Ledi.

Veja a entrevista no canal do TRE-SC no YouTube

Para a professora, auxiliar a Justiça Eleitoral é fazer parte de um momento muito importante para o país. “As pessoas têm insegurança de trabalhar nas eleições. Sempre converso e explico que é um momento muito importante, me sinto feliz e bem mais cidadã realizando esse serviço”, afirma ela.

Além do amor pela educação infantil, área que trabalha atualmente, Ledi Carla adora animais. Prova disso é que ela adotou dois gatos – Teodoro e Aurora –, dois cachorros – Zé Galpão e Charlote –, e dois passarinhos. Mesmo com toda essa atividade, a professora não pensa em parar de atuar como colaboradora da JE. “Enquanto a Justiça Eleitoral me enviar a convocação e eu tiver saúde, eu vou trabalhar”, completa.

Série Mesários

Esta história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados desde fevereiro de 2022, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

Fonte: TSE

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido