TRE catarinense participa da 80ª edição do Colégio de Presidentes de TREs
Evento da Justiça Eleitoral aconteceu em São Luís, capital do Maranhão
A 80ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) foi realizada em São Luís, capital do Maranhão. O Tribunal catarinense esteve representado pelo diretor-geral, Gonsalo Ribeiro.
O evento teve início nesta quinta (23), com a conferência Os Desafios da Justiça Eleitoral na Sociedade Digital, proferida pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri. “Os desafios são imensos e são multidisciplinares. Eles compreendem diversas áreas e não seria diferente com a nossa democracia, que se reinventa na perspectiva duma sociedade que interage e fala no mundo digital”, refletiu a ministra.
Antes da conferência, os diretores-gerais dos TREs estiveram reunidos para tratar de assuntos como cibersegurança, orçamento, aquisições para o cadastramento biométrico, teletrabalho, concurso público, requisição de servidoras e servidores, Eleições Municipais 2024, entre outros.
Nesta sexta (24), foi a vez dos presidentes dos TREs discutirem sobre pagamento de auxílio-alimentação a servidoras e servidores requisitados, criação de cargos para a Justiça Eleitoral, inclusão da matéria Direito Eleitoral nos conteúdos obrigatórios de cursos de Direito, além e mais alguns temas.
“Houve uma grande sinergia entre os pensamentos dos diretores-gerais com os dos presidentes, durante a reunião do Coptrel, sobre diversos assuntos abordados. E isso é muito válido para aprimorar a qualidade dos serviços eleitorais e das condições de trabalho”, avaliou Gonsalo Ribeiro.
Ao final do evento, foi elaborada a Carta de São Luís contendo as propostas apresentadas pelos dirigentes dos Tribunais.
Por Jean Peverari, com informações do TRE-MA
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC