Juiz Rudson Marcos toma posse como substituto no TRE-SC

O magistrado comporá o Pleno no biênio 2023/2025.

Posse do juiz Rudson Marcos como juiz substituto do TRE-SC

Tomou posse, na sessão desta quinta-feira (14), como juiz substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE-SC, o magistrado Rudson Marcos, na classe Juiz de Direito, em decorrência da vaga deixada pelo juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva.

O presidente do Tribunal, desembargador Alexandre d’Ivanenko, deu as boas-vindas ao novo colega: “Fico muito contente de ter Vossa Excelência aqui na Corte, espero que cada vez que for chamado a atuar, o faça como tem feito na sua vida de magistrado. E o mais importante é que seja feliz aqui no exercício desse cargo que vai assumir agora”.

Após a leitura do termo de posse, o magistrado recebeu os cumprimentos e as boas-vindas de seus eminentes pares.

O juiz Jefferson Zanini prestou homenagens revelando que ambos são colegas de concurso e ingressaram na magistratura catarinense no mesmo dia: “Para mim é uma satisfação poder saudá-lo nesta Corte, [...] destacando também, que o conhecimento de Vossa Excelência, sobretudo a fidalguia, a tranquilidade com que atua no exercício da magistratura estadual, certamente vai contribuir para os debates, sempre mantendo o elevado senso de justiça e sobretudo, a qualidade das decisões judiciais. Tenho certeza que Vossa Excelência tem muito a contribuir e vai engrandecer as decisões dessa Corte Regional Eleitoral”, afirmou o magistrado.

O juiz Ítalo Augusto Mosimann recordou a convivência que teve com o empossando: “De fato, o Dr Rudson é uma pessoa diferenciada. Sua simplicidade e seu trato com as pessoas cativou a todos os colegas de curso, e a mim não foi diferente. Externo aqui minha felicidade. Seja muito bem-vindo Dr. Rudson, e conte conosco naquilo que for necessário”. 

Em seu discurso, o juiz Rudson agradeceu as manifestações de afeto e disse: “É uma alegria enorme estar compondo esta Corte, não só pela qualidade dos acórdãos, mas também pela vanguarda nos sistemas eleitorais. Eu fui juiz eleitoral no longínquo 2004 na zona eleitoral de Quilombo, fiz a eleição municipal e desde lá eu já percebi que o corpo funcional aqui realmente é de vanguarda. Fico muito satisfeito de compor essa excelente Corte e pretendo contribuir naquilo que for possível. Muito obrigado presidente!” 

O juiz substituto comporá o Pleno no biênio 2023/2025.

Veja as fotos da posse na galeria do Flickr do TRE-SC.

Posse do juiz Rudson Marcos como juiz substituto do TRE-SC

Currículo

O juiz Rudson Marcos é natural de São João Batista/SC e graduou-se em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – Univali, em 1998.

Exerceu o cargo de técnico judiciário auxiliar do Ministério Público de Santa Catarina entre os anos de 1995 e 2002. Ingressou na magistratura catarinense em 2002 e na condição de juiz de direito substituto atuou nas Comarcas de Imbituba, Garopaba, São José e Brusque. Em 2004 assumiu a titularidade da Comarca de Quilombo e posteriormente Araquari. Em 2008 atuou na Comarca de Concórdia e em 2011 foi removido para a Comarca de Joinville. Finalmente, em 2014, veio para a Comarca da Capital, sendo o atual Juiz titular da 3ª Vara Bancária.

No cargo de juiz eleitoral atuou na 53ª Zona Eleitoral de São João Batista entre 2003 e 2004 e nos anos de 2004 e 2005 foi juiz da 78ª Zona Eleitoral de Quilombo. Em 2006 atuou na 49ª Zona Eleitoral de São Lourenço do Oeste e nas 9ª e 90ª Zonas Eleitorais de Concórdia entre 2008 e 2011. Foi diretor-geral da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina – ESMESC no período de 2018 a 2021.

É mestre em Ciência Jurídica pela Univali (2009) e fez especialização em Direito Processual Civil (Pós-Graduação lato sensu) no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina – CESUSC (2014). Concluiu o doutorado em Ciência Jurídica com dupla titulação, pela Universidade do Vale do Itajaí e Universidad de Alicante – UA, na Espanha (2020). Atualmente é pós-doutorando em Direito Ambiental pela Univali, com estágio de pesquisa na Widener University - Delaware Law School (USA).

É professor titular de Direito Processual Civil da ESMESC desde 2004 e professor convidado da Academia Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina – TJSC desde 2008. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: meio ambiente, novas tecnologias, Estado de direito socioambiental, sustentabilidade, transnacionalidade, direito processual civil e precedente judicial.

Texto: Patrícia Brasil
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido