Justiça Eleitoral disponibiliza serviços digitais para auxiliar eleitores
Aplicativos e páginas da web trazem informações importantes sobre o processo eleitoral

Os serviços digitais para as Eleições 2022 facilitam a vida de eleitoras e eleitores. Os aplicativos já disponíveis são o e-Título, assistente virtual chatbot, Boletim na Mão, Resultados e Pardal.
Além disso, as páginas do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vêm publicando textos especiais para transmitir, em linguagem simples, informações importantes para que todos possam participar das Eleições 2022 com paz, segurança e confiança.
Baixe já os aplicativos e acesse as páginas dos Tribunais na internet para se manter conectado com a Justiça Eleitoral.
e-Título
O e-Título consiste na via digital do título eleitoral. Além de informar o local de votação, possui ferramentas de geolocalização, as quais guiam o cidadão até a respectiva seção eleitoral. O aplicativo também emite certidões de quitação eleitoral, de crimes eleitorais e de guia para o pagamento de multas, entre outras funcionalidades. Esses documentos podem ser obtidos a qualquer momento, até mesmo no dia da eleição. E quem estiver fora do domicílio eleitoral no dia da votação poderá utilizá-lo para justificar a ausência.
Ao acessar o app, basta a pessoa inserir o número do título ou do CPF, o próprio nome, os nomes da mãe e do pai, além da data de nascimento e seguir os passos indicados. Feito isso, o votante terá no celular ou tablet todos os dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título.
Assistente virtual chatbot
Os votantes também têm ao seu dispor o assistente virtual Chatbot, que conta com um menu de dezesseis tópicos, que vão desde as principais datas do calendário eleitoral de 2022 até como verificar o local de votação. Há no bot, ainda, um serviço denominado “Fato ou Boato?”, voltado ao esclarecimento de notícias falsas envolvendo o processo eleitoral brasileiro. Ali, o usuário terá acesso a determinados conteúdos já desmentidos por agências de checagem consagradas como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere, eliminando, assim, a desinformação.
Esse “Tira-Dúvidas” é fruto de uma parceria da Justiça Eleitoral com o WhatsApp e basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 aos seus contatos do WhatsApp.
Pardal
Entre os canais tecnológicos que a Justiça Eleitoral disponibiliza às eleitoras e eleitores, há o aplicativo Pardal, que permite aos usuários atuarem como fiscais da eleição no combate à propaganda eleitoral irregular. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral e o Ministério Público no combate aos ilícitos.
O aplicativo possibilita fazer a denúncia em tempo real. Após baixar a ferramenta, é possível fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral. Entre as situações que podem ser denunciadas estão a prática de propaganda irregular e a participação de algum servidor público em um ato de campanha durante o horário de expediente.
Qualquer pessoa pode usar o Pardal para fazer denúncias, sendo vedado o anonimato. Portanto, deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF de quem denunciou, além de elementos que indiquem a existência do fato, resguardados ao denunciante o sigilo de suas informações pessoais, sendo assegurada a confidencialidade da sua identidade. Mas atenção, em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis.
Confira o infográfico que explica de forma detalhada o funcionamento do Pardal.
Mesário
O Aplicativo Mesário não só se destina à capacitação de mesários e mesárias para atuarem nas mesas receptoras de votos antes das eleições, como também lhes permitirá o acesso rápido e fácil às informações durante o domingo (2/10), dia dos trabalhos eleitorais.
Conheça as funcionalidades do aplicativo:
- trilhas de aprendizagem;
- quiz para teste de conhecimentos;
- acesso aos materiais complementares;
- check-list do dia da Eleição;
- certificado de participação.
Boletim na Mão
O aplicativo oficial da Justiça Eleitoral Boletim na Mão permite a qualquer cidadã ou cidadão conhecer os resultados apurados nas urnas diretamente do celular, pois o app faz a leitura da imagem (QRcode) contida no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral, possibilitando ao eleitor obter e visualizar uma cópia digital dos boletins de urna em seu celular ou tablet.
Desenvolvido pela Justiça Eleitoral, o app fornece, de forma rápida e segura, todo o conteúdo dos Boletins de Urna (BU) impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral.
O BU é o documento que contém o total dos votos recebidos pelos candidatos em cada seção eleitoral.
Resultados
O aplicativo Resultados permite acompanhar a contagem dos votos em todo o Brasil a partir da consulta por nome da candidata ou do candidato. Ele também informa quem foi eleito e quem foi para o segundo turno.
O seu objetivo é facilitar o acesso da sociedade ao resultado das Eleições Gerais de 2022. Todos podem ter acesso ao app, que mostra dados de forma rápida, transparente e sucinta para pesquisa direta por parte de qualquer interessado.
Após a instalação no dispositivo móvel, basta adicionar a unidade da Federação e o estado sobre o qual se quer saber o resultado. Feito isso, a eleitora e o eleitor poderá consultar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos em disputa.
Depois de totalizados pelo TSE, os votos são transformados em arquivos e disponibilizados no aplicativo, por meio do qual qualquer um poderá buscar os resultados sem a necessidade de intermediários.
Vale lembrar que os aplicativos podem ser baixados gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Urna
A nova página sobre a urna e a segurança do processo eleitoral mostra como o voto eletrônico foi desenvolvido para atender às necessidades do eleitorado brasileiro. A urna eletrônica evolui há 26 anos em tecnologia. Ao longo desse período, o equipamento revelou-se totalmente seguro e confiável. Na referida página, é possível também ter acesso ao progresso técnico da urna eletrônica, passando por inúmeras informações relacionadas à sua composição, até mesmo aos mecanismos de auditoria do voto e respectivas funcionalidades.
Dados Abertos
O Portal de Dados Abertos do TSE oferece à sociedade informações eleitorais a partir da base de dados do TSE com o objetivo de garantir o acesso a informações e aprimorar a cultura da transparência. Na página, podem ser acessados os resultados de todas as eleições gerais desde 1933 e os boletins de urna de cada estado desde 2012, bem como as listas de candidatas e candidatos, bens declarados, coligações, vagas, cassações e redes sociais utilizadas, entre outras informações.
Painéis digitais
O Portal do TSE também disponibiliza uma série de painéis interativos contendo gráficos e números com os resultados das eleições gerais do período anterior ao voto eletrônico no Brasil. Os dashboards fazem parte das comemorações dos 90 anos da Justiça Eleitoral e podem ser acessados no campo Eleições anteriores na página do Tribunal. Basta clicar no ano das eleições sobre as quais se deseja obter informações.
Por Renata Queiroz
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC