“Estamos bem preparados”, diz presidente do TRE-SC em reunião do Gabinete de Pronta Resposta
Grupo é formado por 38 instituições estaduais e irá coordenar as ações direto do Tribunal
Representantes das 38 instituições catarinenses que integram o Gabinete de Pronta Resposta (GPR) para as eleições estiveram reunidos nesta quarta-feira (28), no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). A reunião serviu para alinhar os trabalhos antes do primeiro turno no próximo domingo (2/10). “Estamos bem preparados”, afirmou o presidente da Corte, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann.
No encontro, também foram formalizadas as parcerias para o desenvolvimento de ações que visam garantir a segurança e ampliar a transparência das atividades relacionadas ao pleito eleitoral, mesmo diante do histórico tranquilo de eleições catarinenses. Assim, o TRE-SC uniu forças com órgãos de inteligência, segurança, defesa civil e infraestrutura para montar o Gabinete de Pronta Resposta, que funcionará na sede do Tribunal nos dias 2 e 30 de outubro.
“O nome já revela o objetivo: resolver qualquer incidente de forma ágil, congregando todas as instâncias decisórias para termos uma resposta rápida, sempre com o propósito de garantir a normalidade na eleição”, explicou o des. Leopoldo Brüggemann.
O diretor-geral, Gonsalo Ribeiro, informou que serão criados grupos de WhatsApp com os integrantes do GPR para haver troca de informações específicas com cada área de atuação. Esse mecanismo alternativo possibilitará à Justiça Eleitoral compartilhar informações referentes ao dia da eleição.
Dentre as cláusulas pactuadas no Termo de Cooperação com as instituições, está a adoção de ações de prevenção e de enfrentamento de atos de violência político-partidária, inclusive mediante ferramentas de inteligência, voltadas à preservação da liberdade de expressão e de imprensa, da estabilidade social e da normalidade democrática e constitucional.
“Vamos trabalhar juntos para entregar o resultado da melhor maneira possível, com maior confiabilidade possível, isso é o que nós desejamos. Espero que cada um dê o seu melhor para que a gente consiga fazer o que tem que ser feito”, disse o corregedor regional eleitoral, desembargador Alexandre d’Ivanenko.
“Nós temos a mais plena convicção de que vamos ter uma eleição muito tranquila em Santa Catarina”, concluiu o coronel William de Souza, coordenador de operações integradas do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial.
Reunião com forças de segurança
Também na tarde desta quarta, estiveram reunidos dirigentes das Zonas Eleitorais (ZEs) de Florianópolis e representantes das forças de segurança, na sede dos cartórios eleitorais da Capital. O intuito foi sanar dúvidas sobre questões relacionadas à seguridade do pleito, além de discutir formas de como proceder diante de eventuais ocorrências.
“É uma oportunidade para gente alinhar a atuação no dia da eleição, para tirar dúvidas e fazer um acerto geral para que nenhuma intercorrência ocorra”, ressaltou a chefe de cartório da 100ª ZE, Grasiela Gaspar Gonçalves.
Para o comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, coronel Alex Sandro Zeferino, garantir a segurança no dia do pleito é fundamental para proporcionar aos eleitores e eleitoras uma votação tranquila. “Estamos trabalhando em conjunto com todos os órgãos, de forma que possamos agir de maneira integral na segurança para garantir a liberdade de que cada um possa exercer o seu direito democrático ao voto”, declarou.
A reunião contou com a presença dos chefes de cartório, juízes e promotores das 12ª, 13ª, e 100ª ZEs, membros do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e representantes das polícias Civil, Militar, Federal e da Guarda Municipal.
Composição
O Gabinete de Pronta Resposta é composto pelas seguintes instituições:
- Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC)
- Aeronáutica
- Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
- Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
- Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC)
- Correios
- Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC)
- Defensoria Pública da União (DPU-SC)
- Defesa Civil do Estado (DC-SC)
- Dígitro Tecnologia
- Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI)
- Guarda Municipal
- Intelbras
- Interop Informática
- Instituto-Geral de Perícias (IGP/SSP)
- Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC)
- Marinha
- Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
- Oi (serviços de telefonia)
- Polícia Civil (PCSC)
- Polícia Militar (PMSC)
- Procuradoria da República em Santa Catarina (MPF-SC)
- Reunidas (transportes)
- RW3 (tecnologia)
- Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC)
- Secretaria do Tribunal de Contas da União no Estado (SEC-SC)
- Secretaria de Estado da Educação (SED)
- Secretaria de Estado da Saúde (SES)
- Superintendência Estadual da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
- Superintendência Regional da Polícia Federal (PF-SC)
- Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF-SC)
- Stark Geradores
- Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC)
- Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC)
- Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC)
- Thysenkrupp Elevadores
- Vivo (telecomunicações)
- 14ª Brigada de Infantaria Montada
Por Marcos Andrade/Jean Peverari
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC