Inaugurado novo endereço dos cartórios eleitorais da Capital

Espaço também abriga a Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina

Prédio onde ficam as novas instalações dos cartórios eleitorais de Florianópolis e da Ejesc
Inaugurado novo endereço dos cartórios eleitorais da Capital

O prédio onde funcionou a sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina até o ano 2000 passa a abrigar os cartórios eleitorais de Florianópolis e a Escola Judiciária Eleitoral (EJESC). As novas instalações foram inauguradas na tarde desta terça-feira (08) pelo presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni.

Localizado na Rua São Francisco, 234, no centro da Capital, o espaço é fruto da parceria firmada entre a Justiça Eleitoral e o Tribunal de Contas da União (TCU). No térreo do prédio funciona a Central de Atendimento ao Eleitor, composta por 12 guichês, e uma sala de espera com 27 lugares. No primeiro andar encontram-se repartições do TCU e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). E no segundo andar ficam os cartórios eleitorais de Florianópolis: 12ª, 13ª e 100ª Zonas Eleitorais (ZEs), além das novas instalações da EJESC.

“Se fala de estrutura de serviço público. E sendo assim, todos nossos esforços para bem nos instalarmos tem um único objetivo de prestar o melhor atendimento. Esse é o propósito e esse deve ser o mote finalístico das nossas ações”, afirmou o presidente do TRE-SC.

Central de Atendimento ao Eleitor de Florianópolis

Com a mudança de endereço, a Justiça Eleitoral irá economizar em aluguel cerca de R$ 500 mil por ano. Valor até então pago pelo imóvel onde funcionavam os cartórios eleitorais da Capital, situado na Rua Rio Branco, 797.

“Nós deixamos de pagar o aluguel, não temos mais essa despesa, e em contrapartida nós dividimos a manutenção do imóvel com o TCU”, informou o secretário de Administração e Orçamento do TRE, Eduardo Cardoso.

O evento contou com a presença de representantes do Tribunal de Contas, da SPU e de servidoras e servidores. Ao final, foi descerrada a placa de inauguração do novo espaço.

Placa de inauguração das novas instalações dos cartórios eleitorais de Florianópolis

“O gesto é de fundamental importância para a Justiça Eleitoral, visto que viabilizará a continuidade do atendimento aos cidadãos, assegurando o cumprimento da missão deste Tribunal: garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia”, avaliou o desembargador Carioni.

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Leia mais:

04/03/2022 - Eleitores podem resolver pendências pelo site do TRE-SC até 4 de maio

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido