Presidente do TRE-SC agradece apoio de servidores e da imprensa no fechamento do Cadastro Eleitoral

Aos demais juízes da Corte, ele apresentou os resultados da parceria com os veículos de comunicação

Braços representando jornalistas segurando microfones e gravadores

“Hoje, 9 de maio, quando completo mais um ano de vida, eu é que quero consignar sinceros parabéns pelo sucesso nos trabalhos do fechamento do Cadastro Eleitoral, ocorrido na última quarta-feira, 4 de maio, estendendo as felicitações aos integrantes deste Tribunal e, em especial, aos diligentes e comprometidos servidores desta Casa”, disse o desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann no final da sessão plenária desta segunda-feira.

Ao agradecer servidores, colaboradores, terceirizados e estagiários, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) destacou o empenho daqueles que estão nos cartórios eleitorais - linha de frente da Justiça Eleitoral -, e dos que integraram a força-tarefa para o processamento de títulos, incluindo até servidores aposentados. “Merece o nosso reconhecimento, nosso respeito e nosso louvor”, ressaltou.   

Ao agradecer o apoio da imprensa catarinense, o presidente disse que ela “não só cumpriu sua função social de informar, como esteve ao lado do TRE-SC no esclarecimento de mensagens indevidas que circularam especialmente na internet, tentando minar o trabalho da Justiça Eleitoral nesta primeira grande etapa do processo de organização das Eleições Gerais 2022”.

Os resultados da parceria entre a Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/TRE-SC) e a imprensa do estado refletiram em números que “impressionam”, classificou o desembargador. Aos demais juízes da Corte, ele informou que somente sobre o tema Fechamento do Cadastro Eleitoral foram publicadas, em menos de quatro meses, 44 matérias no site do TRE-SC, concedidas 131 entrevistas por autoridades e técnicos do Tribunal, e veiculadas 321 notícias no rádio, 167 na TV e quase 700 em jornais impressos e na web. Já nas redes sociais do TRE-SC, foram registradas mais de 3,5 milhões de visualizações de stories, posts e vídeos. “Cada pequena menção nos veículos de comunicação aos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral nesta etapa é de uma grande contribuição para o fortalecimento da democracia”, afirmou o desembargador.

Sobre os trabalhos realizados nos últimos 30 dias com relação ao Cadastro Eleitoral, o presidente do Tribunal informou que foram recebidos mais de 290 mil pedidos, dos quais destacam-se números superiores a 55 mil novas inscrições e 173 mil pedidos de transferência de domicílio ou de local de votação.  

“A dedicação com que atuamos e o sucesso do autoatendimento, permitido pelo Título-Net, consolidam com êxito o desempenho do nosso papel. Superamos uma etapa e agora atuamos para processar os pedidos formulados. Tenho confiança de que realizaremos essa tarefa com o habitual comprometimento”, concluiu o desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann ao agradecer o apoio recebido dos demais integrantes da Corte Eleitoral.

Por Jean Peverari

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido