Estudantes da UNOESC criam projeto para auxiliar no combate à desinformação

Iniciativa foi acompanhada pela equipe da 94ª Zona Eleitoral de Chapecó

Alunos da UNOESC criam projetos contra a desinformação

Na última sexta-feira (15), o juiz da 94ª Zona Eleitoral (ZE) de Chapecó, Juliano Serpa, recebeu o coordenador do curso de Direito e alunos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) no Fórum da Comarca de Chapecó, em cerimônia de reconhecimento e premiação ao grupo criador do projeto “Como denunciar desinformação nas redes sociais”.

A atividade foi prevista no plano de aula da disciplina de Direito Eleitoral, em alinhamento à parceria firmada entre a instituição de ensino e a Justiça Eleitoral, através do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. O objetivo foi  elaborar um produto sobre o tema, envolvendo conteúdo e exploração de metodologias ativas para desenvolver competências e novas habilidades. Os estudantes tiveram total liberdade sobre o formato a ser criado, desde que fosse destinado à veiculação interna na UNOESC.

Para a chefe de cartório da 94ª ZE, Adriana Martins Ferreira Festugatto, acompanhar a criação dos projetos pelos estudantes foi gratificante. “Especialmente por vê-los experimentando novas ferramentas tecnológicas, pesquisando e se desafiando”, comentou.

Outro aspecto que chamou a atenção de toda a equipe da ZE foi a qualidade da produção intelectual de todos os grupos. “Inclusive a coordenação do curso sinalizou que tem intenção em dar publicidade não só ao projeto destaque, mas também a todos os projetos criados, dada a relevância desse agir conjunto no enfrentamento à desinformação”, completa Adriana, que também é professora da disciplina sobre esse assunto.

Os autores do projeto premiado são os estudantes Jordana Pieresan Minozzo, Juliana Graciela Schmitz, Katiane Foscheira, Maria Luiza Biffi, Vinicius Delevati e Vitor Delevati.

 Por Manoela Pinheiro, com informações da 94ª ZE de Chapecó

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido