Glossário esclarece a origem da palavra “eleição”
Cidadão pode pesquisar, no Portal do TSE, outras expressões relativas ao Direito Eleitoral
Assim como o verbo ‘eleger’, o substantivo ‘eleição’ provém do verbo latino eligere (escolher), relativo ao substantivo electione (escolha). É dessa forma que o Glossário Eleitoral Brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), explica a origem da palavra ‘eleição’, que está na base do Estado Democrático de Direito.
Nas formas e sistemas democráticos de governo, eleição é o modo pelo qual se escolhem os legisladores (vereadores, deputados e senadores), o chefe do Poder Executivo nas esferas administrativas (prefeitos, governadores de estado e presidente da República) e, em alguns países, também outras autoridades públicas.
O Brasil tem eleições ordinariamente a cada dois anos, alternando pleitos municipais – em que são eleitos os prefeitos, os vice-prefeitos e os vereadores, como o que ocorreu este ano – e pleitos de caráter federal e estadual – nos quais são escolhidos o presidente e o vice-presidente da República, os governadores e vice-governadores de estado, os senadores, os deputados federais e os deputados estaduais/distritais.
O Glossário
O Glossário Eleitoral Brasileiro é uma valorosa ferramenta que esclarece o cidadão sobre o emprego de mais de 300 verbetes jurídico-eleitorais.
O serviço contém referências doutrinárias e informações históricas sobre a terminologia adotada nas instâncias da Justiça Eleitoral.
As expressões do Glossário estão distribuídas em ordem alfabética e podem ser acessadas de maneira rápida pelo internauta.
Fonte: TSE