Corregedoria do TRE-SC mantém atendimento aos eleitores e consolida plano para Eleições 2020 durante quarentena
CRE conduz os atendimentos emergenciais de eleitores e o acompanhamento diário dos processos em trâmite no PJE de todas as Zonas Eleitorais
Em tempos de restrições do atendimento ao público, devido ao isolamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus, a Corregedoria Regional Eleitoral do TRE-SC tem contribuído para que o funcionamento do Tribunal transcorra de forma efetiva. Entre as ações, durante esse período de quarentena, estão a manutenção do serviço eleitoral interno e externo, condução dos atendimentos emergenciais de eleitores em todo o Estado e a consolidação do planejamento das eleições.
Dentro desse trabalho durante a quarentena, a Coordenadoria de Gestão do Cadastro Eleitoral (CRECAD), em trabalho conjunto com a Assessoria Executiva, apresentou proposta à Secretaria da Corregedoria acerca da dispensa do recolhimento de multas eleitorais nas operações RAE e para fins de quitação eleitoral; e do estabelecimento da priorização do atendimento eleitoral para garantir a participação de interessados em cargo eletivo para as Eleições Municipais 2020.
Além disso, seguindo as determinações contidas na Resolução TRESC n. 8.014/2020, aprovada pelo pleno em 3 de abril, a CRE elaborou e expediu orientações e fluxogramas de atendimento voltados a disciplinar a nova modalidade de atendimento remoto emergencial.
Durante esse período de isolamento, a CRE também mantém o cumprimento dos prazos do calendário eleitoral e da execução do planejamento das eleições, bem como do suporte às Zonas Eleitorais, voltado à gestão do cadastro eleitoral e ao atendimento de eleitores no período da quarentena.
Planejamento das Eleições 2020
Pelo lado da Coordenadoria de Atividades Judiciárias e Correcionais (CREJUD) durante esse período de pandemia, há um trabalho de suporte e produção de material de apoio aos Cartórios Eleitorais sobre dúvidas de natureza processual e procedimental, bem como sobre o uso do PJE.
A CREJUD tem feito ainda o acompanhamento diário dos processos em trâmite no PJE de todas as Zonas Eleitorais do Estado e o levantamento e correção de dados estatísticos para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A revisão e consolidação do planejamento das Eleições 2020 não pararam neste período. A CREJUD tem realizado esse trabalho, além de fazer o acompanhamento dos processos de revisão do eleitorado e conclusão dos procedimentos de correição do ano 2019 e atualização das correições de 2020.
Por Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC