Financiamento de campanhas femininas é tema de Congresso

Congresso de Liderança Política Feminina será realizado nos dias 3 e 4 de outubro em Florianópolis

Congresso de Liderança Política Feminina

O financiamento de campanhas eleitorais femininas é um dos temas do Congresso de Liderança Política Feminina, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro em Florianópolis. O evento, organizado pelo TRE-SC e pela ALESC, busca promover reflexões sobre temas envolvendo a participação das mulheres na política.

Para Denise Schlickmann, secretária de controle interno e auditoria do TRE-SC e uma das palestrantes no painel Fundos Públicos e o Financiamento de Campanhas Femininas, “a questão é tão importante que, a partir das eleições de 2018, todos os recursos públicos aplicados em campanha eleitoral devem - obrigatoriamente - ser destinados em no mínimo 30% para o financiamento exclusivo de campanhas de mulheres. Essa importante conquista está em risco a todo o tempo, em especial quando se está diante de um quadro de incerteza política quanto à reforma eleitoral e de severa restrição de recursos. O momento de discutir a liderança política feminina não poderia ser mais propício”.

O painel será mediado pelo procurador regional da república, José Jairo Gomes, e contará também com a participação de Lígia Limeira, secretária judiciária do TRE-RN, e de Polliana Pereira dos Santos, assessora do ministro do STF Edson Fachin.

Além do financiamento de campanhas, o Congresso terá painéis que abordarão políticas públicas para mulheres, representatividade das mulheres na política e experiências de liderança na gestão pública.

A organização do evento está a cargo da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, por meio de seu diretor, juiz Wilson Pereira Jr., e da Escola do Legislativo catarinense, pela sua presidente, deputada Marlene Fengler.

Congresso terá oficinas e lançamento de edição especial da revista Resenha Eleitoral

As participantes do Congresso também poderão se inscrever em cinco oficinas: Semeando Margaridas; Procuradoria da Mulher; Empreendedorismo Feminino e Política; Liderança Feminina na Política: desafios e estratégias; e Elas pedem vista – Juíza e debate sobre discriminação e igualdade de gênero. Os detalhes e inscrições para cada oficina estão disponíveis nesta página.

Durante o evento, ocorrerá ainda o lançamento de uma edição especial da revista científica “Resenha Eleitoral”, intitulada “Liderança e Participação Política das Mulheres”, bem como a exposição “Arte por Elas”, com obras de artistas catarinenses.

As inscrições para o Congresso podem ser realizadas no site do TRE-SC e da ALESC.

Serviço

O quê: Congresso de Liderança Política Feminina

Quando: 3 e 4 de outubro

Onde: Auditório Deputada Antonieta de Barros (ALESC), Palácio Barriga Verde, rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310 - Centro, Florianópolis.

Por Jennifer Hartmann
Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

Missão: Garantir a legitimidade do processo eleitoral e o livre exercício do direito de votar e ser votado, a fim de fortalecer a democracia.

Acesso rápido